Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/08/2007 - 08:53

Hepatite C...Você precisa saber!

A hepatite é uma doença caracterizada pela inflamação do fígado, provocada por diferentes tipos de vírus, representando um grande risco à saúde, já que pode comprometer o funcionamento do fígado. É imprescindível alertar que a hepatite C costuma ser assintomática (sem sintomas) e pode ficar incubada por aproximadamente 30 anos no organismo humano; por isso a importância do diagnóstico precoce, que pode ser feito em exames de sangue (detectam anticorpos sanguíneos anormais).

Milhares de pessoas são diagnosticadas, diariamente, com o Vírus HCV. Ao contrário das hepatites A e B, na maior parte dos casos, a Hepatite C não apresenta sintomas na fase aguda. É preciso ficar atento com a saúde e quando surgirem quaisquer suspeitas, a atenção deve ser redobrada. Estatísticas indicam que mais de 80% de pessoas contaminadas pelo HCV poderão desenvolver hepatite crônica e só descobrirão que possuem a doença ao fazerem exames por outros motivos, como por exemplo, em uma doação de sangue.

Sua prevenção é feita, primeiramente, com o rigoroso controle de qualidade nos bancos de sangue do Brasil. E depois, com o controle que cada um deve fazer de sua saúde. Boa alimentação e fazer exames para diagnosticar se existe alguma contaminação, são fundamentais. Os médicos alertam: pessoas que tenham recebido transfusão de sangue antes da década de 90 precisam ficar atentas. "Nesta época não se conhecia a Hepatite C, e as pessoas podiam ser contaminadas por diferentes vírus, atualmente identificados", afirma a Dra. Eloíza Quintela, especialista no tratamento de doenças do fígado.

Ela afirma que o tratamento existe e o primeiro passo é procurar um profissional da saúde e solicitar as sorologias para vírus B e C. O índice de cura chega a 60% incluindo os pacientes que mesmo tendo o vírus não desenvolve a doença, pois permanecem com a chamada carga viral negativa (PCR quantitativo). Ainda assim os números são assustadores. De cada 100 pessoas contaminadas, 30% não desenvolvem a doença e outros 70% se tornam portadoras crônicas. Destes, 40 terão uma doença leve e o restante tende a desenvolver fibrose hepática mais acentuada (Cirrose). Site: www.doencasdofigado.com.br | Telefone (11)3747-3018 | E-mail: [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira