Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2011 - 10:34

Aprovação do governo cai para 48% em julho, informa CNI/Ibope

Apesar da queda, 67% da população aprovam a maneira de governar da presidente e 65% confiam em Dilma Rousseff .

Brasília– A aprovação dos brasileiros ao governo da presidente Dilma Rousseff caiu para 48% em julho, informa a pesquisa CNI-Ibope, divulgada no dia 10 de agosto (quarta-feira), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em março, 56% da população aprovavam o governo. Mesmo assim, dois terços dos entrevistados (67%) aprovam a maneira como a presidente governa e 65% confiam em Dilma Rousseff.

De acordo com o gerente-executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, a queda na aprovação do governo em julho é natural. “Todos os governos têm uma avaliação muito positiva no início do mandato, por causa do otimismo dos eleitores com o resultado das eleições”, destacou Castelo Branco. “Mas, diante da manutenção de problemas estruturais nas áreas de saúde, educação e segurança pública, as avaliações tendem a piorar”, complementou.

A pesquisa CNI/Ibope mostra que, em julho, a avaliação da população sobre a atuação do governo piorou nas nove áreas analisadas, apesar da maioria da população aprovar as ações nas áreas de combate à fome e à pobreza (57%), de meio ambiente (52%). Entre os entrevistados, 49% aprovam a atuação do governo no combate ao desemprego.

Entretanto, na área de saúde e de impostos, 69% da população desaprovam as ações do governo, ante 53% em março. Na segurança pública, a desaprovação subiu de 49% em março para 65% em julho e, na educação, passou de 43% para 52%.

No combate á inflação, a desaprovação aumentou de 42% para 56% e, nos juros, foi de 43% para 63%. Isso, segundo Castelo Branco, foi influenciado pela retomada das altas dos juros iniciada em janeiro deste ano para combater os aumentos de preços.

Mesmo com queda na aprovação do governo, a maioria dos brasileiros ainda está otimista sobre o futuro do governo. Segundo a pesquisa, 55% dos entrevistados têm expectativas favoráveis em relação ao governo ante 68% em março. O percentual dos que acreditam que o governo será regular cresceu de 19% em março para 25%. .

Para 57% da população, o governo da presidente Dilma está sendo igual ao de Lula. Em março, esse percentual era de 64%. A pesquisa CNI/Ibope ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre os 28 e 31 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira