Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2011 - 10:34

Moreira Franco defende sistema tributário mais justo e transparente no Brasil


O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), Moreira Franco, defendeu, no dia 10 de agosto (quarta-feira), a consolidação de um sistema tributário mais justo e transparente no país. “No Brasil o pobre paga muito mais do que o rico. A estrutura da receita, por meio dos mecanismos indiretos, é de uma injustiça intolerável, porque todos pagam igual sem saber o que estão pagando”, criticou o ministro durante a abertura do Seminário Internacional sobre Justiça Fiscal, promovido pelo CDES em Brasília (DF).

Moreira Franco lembrou que 48% da renda dos brasileiros mais pobres são hoje destinados a pagar impostos, enquanto que essa proporção entre os ricos cai para 26%. Acrescentou ainda que atualmente grande parte dos brasileiros não sabe o que, a quem e porque estão pagando os tributos. “Precisamos mobilizar a sociedade para que esse debate passe a ser comum, objetivo, claro. Temos que garantir a transparência fiscal, que os impostos sejam colocados de maneira que todos percebam o que e a quem se está pagando”, defendeu Moreira Franco, destacando a importância do debate sobre o sistema fiscal sair do patamar erudito para “ir às ruas” e promover mudanças.

Para o ministro da SAE, a equidade social é tão fundamental quanto os direitos democráticos e a consciência de cidadania. Nesse sentido, ele destacou o trabalho do CDES, que tem promovido amplo debate sobre o tema entre diferentes segmentos sociais. “A boa negociação é aquela em que todas as partes pensam que saíram perdendo, em que todos cedem em algum ponto em busca do bem comum”, afirmou. Para o ministro, o seminário é mais um passo para tornar a equidade fiscal mais compreensível e transformá-la em uma bandeira política e uma luta fundamental para o futuro do país.|SAE.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira