Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2011 - 10:34

Grupo de Trabalho Caxias Copa 2014 discute segurança pública

Lideranças de entidades envolvidas com a candidatura da cidade a Centro de treinamentos de seleções reuniram-se com corporações.

O Grupo de Trabalho Caxias do Sul Copa 2014 esteve reunido, no dia 05 de agosto (sexta-feira), na sala de reuniões da presidência da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), para falar sobre mais um tema imprescindível para a preparação da cidade, candidata a Centro de Treinamentos de Seleções durante o mundial. O encontro reuniu as principais lideranças das forças policiais para debater a estrutura atual da segurança pública.

Em nome do 12º Batalhão de Polícia Militar, o capitão Lucio Henrique de Castilhos Alencastro deixou uma boa notícia: até a Copa a cidade terá um segundo Batalhão da PM. Ainda de acordo com o capitão, a corporação está investindo no treinamento do efetivo para o uso de armas não letais durante o período da Copa. A arma, mundialmente conhecida como Taser, libera uma descarga elétrica e imobiliza uma pessoa momentaneamente. Alencastro evidenciou que a utilização da arma não letal é estratégica para que as forças policiais não sejam alvos de críticas na imprensa internacional em decorrência da projeção que o evento tem.

O titular do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO Serra), coronel Nicomedes Barros Vieira Junior, também deu boas notícias ao grupo. Além da confirmação do segundo Batalhão da PM, ele adiantou que, em parceria com a Prefeitura Municipal, serão construídas cinco bases comunitárias de policiamento. Considerando os critérios de acessibilidade, visibilidade, identificação e ponto estratégico, os locais definidos foram nas imediações do Parque Mário Bernardino Ramos (Pavilhões da Festa Nacional da Uva), Ana Rech, Desvio Rizzo, Cruzeiro e Fazendo Souza. As unidades terão 120 m² com integração de órgãos de segurança do Estado e do município e com instalação de oito câmeras de videomonitoramento, à exceção da unidade próxima aos pavilhões, que possuirá 450 m² e 15 câmeras.

O comandante do CRPO Serra acrescentou que em função do evento de 2014 estão ocorrendo atividades para aperfeiçoamento dos servidores inclusive em línguas estrangeiras.

Representando o 5º Comando Regional de Bombeiros, o major Ricardo Vallejos França aproveitou a oportunidade para explicar porque Caxias do Sul é uma das cidades mais bem equipadas do Estado na prevenção de incêndios. O major pontuou que o Comando sobrevive das taxas do Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom). A vantagem disto é que a arrecadação é administrada pela prefeitura municipal, o que permite que a verba fique 100% na cidade. Por isso, para ele, quando se considera o contexto estadual e nacional, o Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul – unidades Centro, Aeroporto, Cruzeiro, Desvio Rizzo e Zona Norte - é referência.

Com vistas à Copa, o major mencionou as seguintes necessidades: recomposição do efetivo; evolução da prevenção de incêndio; modernização da frota adquirindo auto plataforma e dois autobomba tanque; melhoria das comunicações; modernização dos equipamentos de proteção individual e reclassificação do aeroporto (atual e futuro).

A vice-presidente de Serviços da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, Fúlvia Stedile Angeli Gazola, destacou que as lideranças que representam as entidades envolvidas na candidatura da cidade farão o que estiver ao seu alcance para viabilizar as demandas. “A cada reunião percebemos o quanto a cidade já está preparada, mas não podemos nos dar ao luxo de pensar que é o bastante. Queremos sempre mais pelo bem da comunidade. Tudo que conseguirmos de melhorias para Caxias fica como legado da Copa”, definiu.

FIFA seleciona Intercity e Samuara para receber seleções-O Grupo celebra a comunicação oficial da FIFA qualificando o Blue Tree Towers Caxias do Sul, o Intercity Hotel Premium Caxias do Sul e o Samuara Hotel como Team Base Camp Hotel (“TBCH”) para a Copa 2014. Os três hotéis selecionados podem ser um indício de que Caxias do Sul está apta a receber mais de uma seleção durante o mundial.

Além dos oficializados, a cidade tinha ao todo sete hotéis cadastrados pela Match Services (empresa da FIFA responsável pela acomodações para o evento): Cosmos Hotel, Norton Express, Bela Vista Parque Hotel, Personal Royal Hotel e Swan Tower. O presidente de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (SHRBS) Região Uva e Vinho, João Antonio Leidens, está confiante na capacidade da rede hoteleira e espera novos anúncios com relação aos demais. “Independentemente de quem são os hotéis escolhidos, nossa luta é para que a região hospede seleções durante a Copa. Com as delegações virão milhares de turistas que vão lotar a rede hoteleira de Caxias e região. Tenho certeza que eles vão ficar satisfeitos e impressionados com nossa capacidade de receber e servir”, ressaltou.

Em junho o Grupo ouviu as lideranças dos sete hotéis cadastrados pela Match. Todos planejam melhorias tanto na infraestrutura quanto nos serviços oferecidos. O próximo encontro do Grupo ocorre em setembro e é sobre turismo receptivo. [www.cic-caxias.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira