Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/08/2007 - 09:09

De Barbie: toda mulher tem um pouco


Nunca um brinquedo refletiu tão bem o comportamento de cada época quanto a Barbie, uma boneca que acompanhou todas as mudanças das últimas décadas. Ela é bonita, famosa, inteligente e está sempre na moda. Já teve cabelos louros bem claros, morena, ruiva, pronta para surfar e muda conforme a tendência fashion da estação. Depois de quatro décadas de vida, ela continua jovem, brilhante e atual. Por que? Porque ser quarentona não significa mudar o estilo de vida jovem. Porque, como a Barbie, nós também representamos: Barbie vai à festa, Barbie Veterinária, Barbie Executiva, Barbie sai de Férias etc. E, com tantos compromissos, não tem tempo para nada, às vezes nem para tingir o cabelo. Esta é a análise do hair stylist Sérgio do Hair Santorini, que aproveita para dar algumas dicas: A mulher de 40 anos tem uma perda natural da oleosidade do couro cabeludo, transformando os fios em secos e quebradiços. Por outro lado, ao contrário da Barbie, estima-se que pelo menos 50% da população com mais de 50 anos de idade apresenta fios brancos no couro cabeludo. Ao atingir 60 anos, com a diminuição dos hormônios (estrógeno), ocorre uma diminuição do volume dos cabelos que se tornam mais finos. Os crespos, finos ou escassos que sofreram a vida toda por estas características vão sofrer ainda mais com o climatério e a cabeleira branca.

Não existe uma faixa etária que determine o início do aparecimento da canície (o nome científico para os cabelos brancos), pois algumas pessoas mais jovens podem apresentá-la devido a fatores genéticos ou a patologias do próprio cabelo. Resultado de um processo natural do organismo ou de influências genéticas, os cabelos brancos costumam ser associados à idade avançada ou à falta de vitalidade. Por isso, a maioria das mulheres recorre, como a Barbie, à mudança das cores dos cabelos, logo no aparecimento dos primeiros fios. Por outro lado, existem pessoas que ostentam a cabeleira branca com muita elegância e um inegável toque de charme.

Roseli Bernardes, 47 anos, adora seus cabelos brancos. “Aos 22 anos de idade já tinha cabelos brancos e nunca foram tingidos. Sinto-me bem com eles e não tenho nenhum problema quanto a isso, pelo contrário, sinto-me charmosa”, comenta. De qualquer forma, com fios brancos ou não, seus cabelos só permanecerão viçosos e brilhantes se forem cuidados com carinho. O hair stylist Sérgio do Hair Santorini, dá algumas dicas para quem tem cabelos brancos. Confira, a seguir, as principais causas dos cabelos brancos e a melhor maneira de tratá-los: - Se você optou por deixar os fios brancos, procure utilizar produtos específicos, disponíveis no mercado.

Usar cabelos brancos não significa sair de cabelo preso, como nos tempos da vovó. Use um corte curto, com movimento, que deixará o rosto bem moderno.

- Xampus com proteínas e aminoácidos, outros próprios para cabelos tingidos com substâncias que permitem uma maior retenção da tintura ao fio são uma boa dica para manter o brilho e tornar menos freqüente o processo de tingimento.

- Máscaras com colágeno ou hidratações com óleos essenciais também podem ser utilizados.

- Se a perda de cabelo é muito importante podem ser utilizados anti-hormônios masculinos, loções contendo hormônios femininos e como técnica a mesoterapia capilar, onde é introduzido princípios ativos e enzimas para estimular a circulação do couro cabeludo e a nutrição do fio.

Prevenção: Mas muito antes de chegar a este quadro aos 40 anos, a mulher deve tomar alguns cuidados para que ao chegar nesta fase etária, as conseqüências sejam minimizadas. Veja algumas dicas do que se deve fazer:

- Use sempre xampu e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto ou colorido.

- Não use xampu demais nem coloque diretamente sobre a cabeça. O melhor é diluí-lo nas mãos e só depois esfregar os fios e o couro cabeludo, sempre com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). É importante lembrar que o excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e queda.

- Deve-se enxaguar bem os cabelos para retirar o excesso de xampus e condicionadores. Os xampus anti-resíduos devem ser usados uma vez por semana, para eliminar as impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, deixando-os opacos.

- O banho de água muito quente é prejudicial, pois abre as cutículas do fio. Dê preferência a água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguada com água fria. A água fria ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos.

- Depois de lavar os cabelos, utilize um produto leave-in que intensifica o tratamento dos produtos hidratantes.

- Antes de usar o secador é importante retirar o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios e sem esfregar. O secador deve ficar a uns 15 centímetros dos fios, em temperatura mínima ou média. Produtos específicos para proteger o cabelo do calor também ajudam evitar que os fios fiquem quebradiços.

- O ar condicionado deixa o cabelo ressecado e, conseqüentemente, mais frágil, retirando o brilho natural, se possível evite-os. Para formar uma barreira de proteção aos fios, aplique algumas gotas de silicone que ajudam também a unir as pontas duplas.

- Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos.

- A alimentação é um fator muito importante para manter a beleza dos fios. Procure comer alimentos protéicos - como carnes, leite e ovos - e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois eles ajudam a nutrir o couro cabeludo.

- Proteja os cabelos do sol, mantenha-os hidratados e use chapéu, conclui o hair stylist.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira