Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/08/2011 - 05:13

Carona nos eventos esportivos

Falar um segundo idioma fluentemente é quase pré-requisito no momento de conquistar um bom emprego, receber novos turistas ou mesmo de representar com competência o Brasil no exterior. A fluência em inglês e espanhol ganhou ainda mais importância com a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos em 2016. No comando de 1200 escolas da rede Wizard, o professor Carlos Wizard Martins está com a ambiciosa meta de auxiliar milhares de brasileiros a se tornarem bilíngües até 2016. Para tanto, implementou um programa de apoios junto a colégios, empresas, governos estaduais e municipais, e órgãos públicos em todo o Brasil. “Além de apresentar uma cidade bonita e com infraestrutura eficiente aos nossos visitantes, precisamos de profissionais devidamente capacitados e sensibilizados para a grande responsabilidade que terão em suas mãos”, reforça o empresário.

No Rio de Janeiro, uma das instituições beneficiadas é o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que atualmente recebe treinamentos em espanhol. As aulas de espanhol estão sendo ministradas na própria sede do Comitê Olímpico. “Curiosamente, o Brasil é o único dos 42 países da Organização Desportiva Pan-americana cujo idioma é o português. Portanto, essa capacitação em espanhol é extremamente importante para estabelecermos uma comunicação rápida e eficiente com os organizadores dos Jogos e também com os demais países participantes”, ressalta o Gerente de Projetos do COB, Helbert Costa, responsável pela missão à Guadalajara.

Segundo Helbert, a previsão é que o “Time Brasil” esteja em Guadalajara com cerca de 800 pessoas, sendo 550 atletas. No dia 7 de outubro chega a equipe de handebol feminino, primeira a dar entrada na Vila Pan-americana. Em seguida, as equipes de triatlo, natação, taekwondo e atletismo farão aclimatação na cidade de San Luis de Potosí, no Centro Esportivo La Loma. Para assegurar maior conforto e organização na recepção e estadia desses atletas, a equipe do COB partirá para Guadalajara no dia 28 de setembro.

Atualmente, apenas 2% da população brasileira fala uma segunda língua. De acordo com Carlos Wizard, esse quadro pode mudar. “Ao contrário do que se pensa, tornar-se bilíngue não exige muitos anos de estudo. Certamente, cada indivíduo aprende de maneira diferente, mas uma importante dica é aliar os objetivos pessoais ou profissionais à metodologia de ensino”.

Professora de espanhol da escola Wizard da Barra da Tijuca, Maria Del Rocio Aguirre Valência, explica que apenas com a primeira aula de idiomas, o aluno consegue aprender mais de 100 frases. Ao término de poucos meses de treinamento, ele já se encontra apto a manifestar gostos e preferências, se comunicar em restaurantes, hotéis, aeroportos e lojas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira