Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/08/2007 - 09:43

Lula é saudado como grande aliado do Rio de Janeiro


Em sua última solenidade do dia no estado do Rio de Janeiro, no dia 16 de agosto, o presidente Luís Inácio Lula da Silva, acompanhado do governador Sérgio Cabral, inaugurou as novas instalações do Campus Educacional do Colégio Pedro II, em Realengo. O presidente afastou o temor de que a crise que atinge as bolsas de valores internacionais venha a prejudicar a economia brasileira. E frisou que o país tem reservas de US$ 158 bilhões e que o volume de dólares que entra no mercado interno é maior do que o montante que sai.

- Aprendi, desde cedo, que é preciso cuidar do salário. Fizemos o mesmo com a economia. Agimos com seriedade em um momento em que muitos achavam que deveríamos fazer loucuras. Como a formiga, nos preparamos para o inverno - afirmou.

Logo no início de seu discurso para o corpo docente, funcionários, alunos do colégio e políticos, Lula chamou a atenção para a parceria que vem mantendo desde o início do ano com o governo do estado, que comparou a um casamento:- Quando se encontra um governador que quer fazer uma boa parceria, conseguimos fazer com que o Rio de Janeiro seja tratado como ele merece, em toda a sua grandeza - disse.

Sob aplausos e gritos de "Lula, Lula, ole, ole, ole, olá", os estudantes saudaram o presidente, que os incentivou a estudar para "ser alguém na vida". E, assim como ele, nunca desistir de seus sonhos.

- Eu queria ser doutor, mas não tive oportunidade. Jovens não têm o direito de se sentir tristes e desanimados. Quando se sentirem assim, lembrem-se de mim.

O governador Sérgio Cabral reforçou os laços de parceria e amizade que o une ao presidente:- O presidente Lula tem sido um grande parceiro do Rio de Janeiro. Nesses oito meses em que sou governador, o presidente tem sido um aliado do povo do Rio, como demonstrou na política de combate à criminalidade e na realização dos Jogos Pan-Americanos.

O governador lembrou ainda que tem um elo familiar com a instituição de ensino fundada pelo imperador Pedro II e que em dezembro comemora 170 anos de criação: - Sou um beneficiado do Colégio Pedro II. Minha mãe estudou aqui na década de 50. Tenho noção do que significa ser um aluno do Pedro II. Ela se tornou uma museóloga qualificada, de referência em sua área. O CP II é um patrimônio do Rio.

Cabral lembrou que o estado vai receber nos próximos meses verbas advindas do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC): - Em oito meses, o governo Lula investiu mais do que o dobro do que foi investido no estado nos últimos quatro anos em escolas técnicas e de maneira democrática. E vamos receber mais investimentos do PAC, como os destinados às favelas do Complexo do Alemão, Manguinhos e Rocinha. A Zona Oeste também receberá investimentos na área de saneamento.

A unidade do Colégio Pedro II em Realengo ocupa hoje cerca de 50 mil metros quadrados da antiga Fábrica de Cartucho e Munição do Exército. Depois de ficar dez anos sem verba de custeio, o governo federal destinou cerca de R$ 2,9 milhões às obras de restauração e ampliação. Lula e Cabral visitaram o centro de informática, dois ginásios desportivo e a biblioteca digital. Lá também vai funcionar o primeiro orquidário da região. E ainda um centro de cultura popular e lazer comunitário.

O diretor-geral do Colégio Pedro II, Wilson Choeri, em emocionado e longo discurso, agradeceu os investimentos e anunciou daqui a sete meses a inauguração de outra unidade do colégio, que funcionará dentro da Fundação Oswaldo Cruz, beneficiando crianças e adolescentes de Manguinhos.

Estiveram presentes na solenidade o ministro da Educação, Fernando Haddad; os secretário estadual de Educação, Nelson Maculan, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, e o senador Francisco Dornelles.

Também compareceram ao evento os prefeitos Godofredo Pinto (Niterói), Lindberg Farias (Nova Iguaçu), Washington Reis (Duque de Caxias), Carlos Pereira (Tanguá); os deputados Miro Teixeira, Jorge Bittar, Edson Santos, Simão Sessim, Carlos Santana. | Por: Roni Filgueiras/Secom.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira