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13/08/2011 - 12:10

NIMA/PUC Rio mapeia região de Caxias e lança atlas escolar do mundo

A PUC-Rio, através do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (NIMA), em parceria com a empresa de serviços gráficos do governo do estado do Rio, Nova Imprensa Oficial, lançará no dia 17 de agosto (quarta-feira), às 10h, o Atlas Geográfico Escolar do Município de Duque de Caxias. A cerimônia se realizará na Sala do Conselho Universitário da PUC-Rio e contará com a presença do Reitor da Universidade, Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., e do diretor-presidente da Nova Imprensa Oficial, Haroldo Zager Faria Tinoco.

O trabalho coordenado pelo NIMA apresenta textos explicativos e mapas da geopolítica mundial; da divisão política administrativa nacional, estadual e municipal; das bacias hidrográficas do estado; da densidade e crescimento da população estadual; dos recursos naturais; das zonas especiais do município de Duque de Caxias, ou seja, das áreas que despertam um interesse social, turístico, rural, ambiental e de negócios; e do modelo digital de elevação do relevo do município. A iniciativa de mapear a região de Caxias surgiu dos dados coletados no projeto “Educação Ambiental: Formação de valores étnico ambientais para o exercício da cidadania no município de Duque de Caxias”, realizado em 2009 pela PUC-Rio com o patrocínio da Petrobras. Outros municípios também estão na mira do estudo, como Nova Iguaçu e Resende.

A Nova Imprensa Oficial produziu 88.600 exemplares do Atlas, que serão distribuídos para todas as escolas públicas de Caxias. De acordo com a Secretária Executiva do NIMA, Camila Barata, esta é uma iniciativa pioneira: ”Não existe disponível para as escolas um atlas de município, somente de estado. Este documento apresentará para as crianças e para os professores informações às quais eles não têm acesso”, explicou. Ainda sobre a importância do estudo, Camila citou o texto introdutório do Atlas, que destaca o caráter cidadão da iniciativa “na medida em que ele (o Atlas) possibilita localizar, informando e orientando as pessoas no seu lugar de vivência, oportunizando análise, reflexão e atuação”. Desta forma, será possível ao professor estimular a capacidade do aluno na compreensão das relações espaciais no município e permitirá o entendimento integral de suas relações sociais, econômicas e ambientais, contribuindo para a formação de um cidadão ativo e consciente.

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