Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/08/2011 - 12:10

Alunos da Estácio conhecem o novo material didático em tablets


Evento com a presença da diretoria da universidade e parceiros do projeto é a primeira etapa de treinamento para os estudantes

Em evento realizado no dia 10 de agosto (quarta-feira), a Estácio apresentou o novo material didático entregue em tablets para seus alunos. Essa foi a primeira etapa do treinamento para os estudantes do curso de direito no Rio Janeiro que fazem parte do projeto piloto. A partir do dia 22 de agosto, 6 mil alunos do Rio e do Espírito Santo (Direito) e Rio e SP (Hotelaria e Gastronomia) começam a receber o tablet para acessar o conteúdo didático do semestre, biblioteca virtual da Estácio, simulados, planos de aula e outros recursos.

Para Eduardo Alcalay, diretor presidente da Estácio, o projeto está apenas começando e ainda há um Brasil para conquistar com a nova ferramenta de ensino. “Estamos inovando e vencendo paradigmas. Trata-se de um projeto gigante e nós gostamos de desafios dessa magnitude”, diz.

A diretora de Ensino e reitora, Paula Caleffi, lembrou que a inserção do tablet como plataforma digital só foi possível porque há três anos a universidade decidiu que precisava de um modelo de ensino focado na sociedade do conhecimento e não na sociedade industrial. “Esse projeto envolveu 3 mil professores, por isso, vivemos um momento especial”, diz diretora de ensino.

Representantes das empresas parceiras, como a Semp Toshiba, que desenvolveu o aparelho exclusivamente para a Estácio, executivos da Claro, provedora de internet 3G e do Instituto Eldorado, responsável pela customização da plataforma de ensino Estácio para o tablet, também estivem presentes. Arthur João Catto, superintendente do Instituto Eldorado, contou que o desafio era tornar o tablet confiável e integrar com o sistema da Estácio. “Hoje não é impenssável carregar uma biblioteca na bolsa, consultar obras esgotadas e assistir de novo a aula que gostou muito. Acredito também que a ferramenta não engessa o trabalho do professor”.

O projeto- A Estácio, uma das maiores instituições de ensino superior da América Latina, passa a fornecer o material didático gratuito em tablets para seis mil alunos do Rio e Espírito Santo (Direito) e Rio e SP (Hotelaria e Gastronomia). A expectativa da Estácio é que nos próximos cinco anos todos os seus alunos, presentes em 17 estados e 36 cidades, tenham o aparelho.

O modelo escolhido foi customizado para comportar todo o conteúdo multimídia do modelo de ensino da Estácio, tem dez polegadas, processador com dois núcleos de processamento, acesso à rede Wi-Fi, modem 3G, plataforma Android, câmera, entrada USB e saída HDMI.

Há dois anos, a Estácio já havia marcado seu pioneirismo com a entrega do material didático impresso a seus alunos. Todos os semestres, a instituição envia gratuitamente, por correio, capítulos integrais das obras mais indicados de acordo com a disciplina e o curso e que deverão ser lidos durante o período letivo. Isso foi possível graças a uma parceria entre a Estácio e a ABDR (Associação Brasileira dos Direitos Reprográficos), que garante o pagamento dos direitos autorais sobre as obras. Além do material didático, alunos da Estácio passaram a acessar vários outros conteúdos, como a biblioteca virtual, com mais de 1.600 obras, o projeto pedagógico do curso e os planos de aulas de todo o semestre.

“Os benefícios para os alunos são inúmeros. O tablet passa a concentrar todo o sistema de ensino inédito que a Estácio desenvolveu nos últimos anos. Nele, é possível revisar o conteúdo aplicado, fazer anotações pessoais, exercícios e trabalhos acadêmicos, participar de disciplinas on line, testar seus conhecimentos no banco de questões, realizar simulados, provas de concursos e Enades anteriores. É um mundo que se abre para nossos estudantes”, destaca a diretora-executiva de Ensino e Reitora da Estácio, Paula Caleffi.

Agora, com a migração do material do papel para o meio digital, será gerada uma economia anual de seis milhões de páginas por ano só com este projeto-piloto e, algo em torno de 240 milhões de páginas em cinco anos, quando o tablet estiver disponível para todos os alunos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira