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16/08/2011 - 09:13

Hypermarcas cresce 25,4% no 2T11, com receita líquida de R$936,6 milhões

Lucro líquido da companhia sobe 19,4% em relação ao 2T10, totalizando R$53,3 milhões. Ebitda sobe 38,6% em relação ao 2T10, chegando a R$220,5 milhões, com margem de 23,5%.Companhia registra geração de caixa operacional que atinge R$139,4 milhões, um crescimento de 253,6% sobre o 2T10.

São Paulo - A Hypermarcas [BM&FBovespa: HYPE3], a maior e mais diversificada empresa brasileira de bens de consumo, registrou receita líquida de R$ 936,6 milhões no segundo trimestre de 2011. O valor é 25,4% superior ao registrado no mesmo período de 2010. Houve também expansão de 38,6% do Ebitda da companhia para R$ 220,5 milhões no 2T11. O lucro bruto aumentou 35,9% em relação ao 2T10, confirmando a expansão da companhia, e alcançou R$ 566,5 milhões no trimestre. O lucro líquido também subiu de R$44,6 milhões no 2T10 para R$ 53,3 milhões, um salto de 19,4%.

“Os bons resultados do trimestre se devem ao foco na geração de caixa e rentabilidade que a companhia vem adotando desde o inicio do ano, que tem se mostrado acertado, dadas as incertezas macroeconômicas existentes. A geração de caixa operacional chegou a R$139,4 milhões no 2T11, superior aos exercícios anteriores, e o EBITDA registrou crescimento orgânico de 9,2%”, diz Martim Mattos, CFO da Hypermarcas.

O trimestre marcou também a conclusão de uma série de iniciativas de reestruturação na Unidade de Negócios Farma, que atingiu receita líquida de R$ 484,7 milhões, representando um crescimento de 46,4% sobre o mesmo período do ano anterior. Dentre esses processos, destacam-se a integração das forças de visitação médica e de vendas de farmácias, além da consolidação da produção da companhia na planta de Anápolis, em Goiás, e o lançamento de 21 novos produtos.

“As iniciativas de integração fortalecem a posição competitiva da Unidade de Negócios Farma, destacando a criação da maior força de vendas às farmácias do país, que deverá visitar mensalmente mais de 23 mil pontos de venda”, afirma Claudio Bergamo, CEO da companhia. A finalização das integrações nesta unidade (Mantecorp e Projeto Magnum), assim como na Mabesa, contribuiu para que a companhia alcançasse quase a totalidade de sinergias, chegando a 84% do valor potencial de R$ 257 milhões. A captura dessas iniciativas nos resultados deve ser finalizada no primeiro semestre de 2012.

Nova estrutura organizacional-Com o objetivo de melhorar a execução de seu plano estratégico, a Hypermarcas passará a trabalhar a partir de agosto de 2011 com uma nova estrutura organizacional dividida em duas unidades de negócios. Uma delas para Farma, que abrangerá todos os negócios de medicamentos, incluindo os OTCs, e outra para Consumo, que incluirá os negócios de Cosméticos, Fraldas, Limpeza e Alimentos. Cada unidade de negócios será responsável pelo seu resultado operacional.

Em paralelo, serão mantidas duas áreas de serviços, a Direção Geral de Operações, que incluirá as funções de Logística, Suprimentos, Recursos Humanos e Tecnologia de Informação, e a Direção Geral Financeira, que abrangerá as funções de Finanças, Planejamento Financeiro, Controladoria, Relações com Investidores e Jurídico.

Nelson Mello, atual presidente Comercial da companhia, assumirá a Presidência de Consumo e Claudio Bergamo (CEO), acumulará temporariamente a Presidência de Farma. Carlos Scorsi será responsável pela Direção Geral de Operações (COO) e Martim Mattos continuará como CFO da companhia.

“Acreditamos que esta estrutura permitirá um maior foco na condução dos negócios, com melhoria na execução dos nossos planos estratégicos”, explica Bergamo. [www.hypermarcas.com.br/ri].

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