Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Ministério da Justiça inicia capacitação de jovens brigadistas para o Pan 2007

Brasília - A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça realiza a aula inaugural do Curso de Brigada Socorrista no Rio de Janeiro, dia 29 às 10 horas, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, Rua Conde de Bonfim, 451 - Rio de Janeiro(RJ).

. A primeira turma contará com 25 jovens que moram em comunidades carentes. No total, serão formados mil jovens brigadistas que deverão trabalhar como voluntários nos jogos Pan Americanos para prestar atendimento no caso de emergência.

Os brigadistas são treinados para prevenir incêndios ou qualquer outro acidente no seu local de trabalho e comandar os procedimentos iniciais nos momentos de emergência, como isolamento da área e atendimentos às vítimas até a chegada dos bombeiros. Depois do primeiro atendimento, como conhece a estrutura do local, ele auxilia o serviço dos oficiais.

Durante as três semanas do curso, os participantes dedicarão 4 horas diárias para aprender noções de primeiros socorros e de combate a incêndio. Após a conclusão das aulas, os jovens terão cumprido o currículo mínimo exigido na prova do Corpo de Bombeiros para obter o certificado de bombeiro profissional civil. A idéia é que eles utilizem os conhecimentos adquiridos para continuar o trabalho de brigadista. No Rio de Janeiro, o salário desta categoria varia entre R$500 a R$ 1 mil.

Os jovens do curso de brigada socorrista serão treinados por profissionais do Serviço Nacional da Indústria (Senai), do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. A seleção dos jovens é feita pelas lideranças comunitárias. Poderão participar pessoas entre 18 e 40 anos com boas condições de saúde que apresentem atestado médico e saibam ler e escrever. A Senasp oferecerá transporte e alimentação para os participantes do curso.

Além dos jovens da primeira turma do curso, foram convidados para participar da aula inaugural representantes da prefeitura do Rio de Janeiro, das secretarias de Segurança Pública, comandantes das instituições de segurança (Bombeiros, Polícias Civil e Militar), lideranças comunitárias, parlamentares e dirigentes de organizações não-governamentais.

A Agência MJ mantém um serviço de Ouvidoria à disposição de todos os meios de comunicação e instituições que recebem nossos informes. Dúvidas, solicitações, críticas e sugestões serão recebidas por meio de nosso correio eletrônico:[email protected] | Telefones: (61) 3429- 3315 ou 3429-3135.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira