Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/08/2011 - 10:03

Livro traz análise sobre os diferentes modos de pensar e agir entre a medicina chinesa e a ocidental


Medicina Tradicional Chinesa é indicado tanto para os praticantes de terapias complementares quanto para os médicos dispostos a mudar seus pensamentos e atitudes.

Como distinguir os dois sistemas de medicina mais bem sucedidos do mundo: a medicina acadêmica ocidental e a medicina tradicional chinesa (MTC)? Fritz G. Wallner, autor de obras sobre o tema publicadas em quatorze idiomas, responde a essa pergunta no livro Medicina Tradicional Chinesa – Um modo alternativo de pensar de forma construtiva, baseado em análises comparativas dos modos de pensar e agir da MTC e da tradicional medicina ocidental.

Publicado no Brasil pela Editora Pensamento, o livro é recomendado para todos os praticantes de medicina complementar, da medicina energética e da cura espiritual, bem como a todo médico que esteja aberto o suficiente para se confrontar com esse método alternativo de pensar. Na obra, Wallner analisa e compara os aspectos científicos e teóricos da MTC em relação à medicina ocidental, e descortina conceitos, como a “saúde”, que no ocidente é considerada a falta de sintomas enquanto na Ásia é parte de uma observação holística.

Para sintetizar o conhecimento, o autor, que há duas décadas pesquisa a MTC, apresenta uma tabela na qual estão listadas as principais diferenças entre as duas práticas e, em outra classificação, o leitor poderá visualizar de forma ordenada a correlação entre os cinco elementos da natureza (madeira, fogo, terra, metal e água) com os principais órgãos do corpo (fígado, coração, baço, pulmão e rins).

Os cinco elementos da natureza são utilizados pela MTC para diagnosticar e prevenir doenças, sem necessidade de lançar mão de instrumentos químicos, biológicos ou físicos como as análises computadorizadas, ressonância magnética ou ultrassonografia.

Medicina Tradicional Chinesa conta com a coautoria de Günter H. Gunia, professor e médio, com ampla formação em Medicina Tradicional Chinesa. Gunia foi diretor do Centro de MTC e Medicina Integrativa nas clínicas St.Hedwig, em Berlim.

O autor-Fritz G. Wallner é professor de Filosofia e Teoria da Ciência na Universidade de Viena. Desenvolveu um sistema alternativo da teoria da ciência, o chamado “Realismo Construtivo”. Há mais de duas décadas ele faz pesquisas no campo da medicina tradicional chinesa, e já publicou muitas obras sobre o tema, que foram traduzidas em quatorze idiomas. Ele é codiretor do Instituto para Medicina e Teoria Cientifica na Universidade de Medicina Tradicional Chinesa em Pequim.

Grupo Editorial Pensamento- O Grupo Editorial Pensamento, reconhecido pelo pioneirismo e inovação na seleção de temas e títulos para publicação, nasceu em 1907 com a criação da Editora Pensamento. Seus livros têm influenciado várias gerações ao abordar temas como espiritualidade, autoajuda, esoterismo e saúde. Em 1956, foi fundada a Editora Cultrix, com o objetivo de lançar títulos voltados para a área de ciências sociais e humanas, especialmente literatura, linguística, sociologia, psicologia, administração e marketing. Hoje, figura entre as editoras que mais contribuem para o fortalecimento de uma cultura voltada à sustentabilidade. Em 2009, foi adquirida a Editora Seoman, que publica livros nas áreas de biografias, moda e cultura pop. Esse ano, com o objetivo de alcançar novos espaços e ampliar o público leitor, o Grupo Editorial Pensamento lança o selo Jangada, com títulos nas áreas de ficção fantástica e histórica.

.[ISBN: 978-85-315-1738-9 |Assunto: Medicina complementar/Saúde|152 Páginas | Preço: R$ 26,90|Capa: brochura; Formato: 18 cm x 24 cm|Editora Pensamento].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira