Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/08/2011 - 10:03

Vozes no centro do mundo

Um dos jornalistas mais influentes do Oriente Médio, Henrique Cymerman vem ao Brasil para lançar o livro “Vozes no centro do mundo”. Obra que reúne entrevistas com os mais importantes e influentes líderes do Oriente Médio e também com vítimas da violência, decifra o enigma da dificuldade para se chegar a um compromisso que leve a paz entre os Estados palestino e israelense.

Henrique Cymerman vive há mais de 20 anos em Israel e é um dos jornalistas que mais entrevistou líderes árabes e também radicais de movimentos islâmicos. Correspondente do La Vanguardia (Barcelona) e colaborador da BBC, os documentários dirigidos por ele ganharam vários prêmios, entre eles o de Melhor Documentário do New York Festivals, com o filme Um Suicida no Quarto das Crianças. Cymerman também foi considerado, por mais de uma vez, o melhor correspondente pelas associações de jornalistas da Europa e, em 2010, recebeu da Unesco o prêmio Repórteres Sem Fronteiras.

Em Vozes no centro do mundo, lançamento da Editora Almedina, Cymerman proporciona ao leitor uma visão sobre as histórias do conflito e suas trágicas consequências, recontadas por seus protagonistas. A obra não é apenas a história dos eminentes líderes comunitários e políticos de ambos os lados, mas também a história de cidadãos comuns que, segundo o correspondente, tanto a mídia árabe quanto a israelense pranteia e santifica suas vítimas, esquecendo-se da catástrofe vivenciada pelo outro lado ou, simplesmente, “varrendo-a para debaixo do tapete”.

Vozes no centro do mundo visa proporcionar ao leitor ferramentas para aprofundá-lo na compreensão do conflito e de suas origens, como também familiarizá-lo com os processos que se desenrolam à medida que se busca uma solução, articulada pelos seus heróis conhecidos e desconhecidos. “Reuni aqui entrevistas que conduzi ao longo da última década com as figuras mais proeminentes deste drama, tanto do lado israelense quanto do palestino. Acrescentei declarações de líderes fundamentalistas islâmicos e comentários de especialistas internacionais sobre um dos fenômenos mais apavorantes da nossa época, a ameaça terrorista” – conta o autor.

A obra apresenta a última entrevista de Yitzhak Rabin (ex-primeiro-ministro de Israel), concedida algumas horas antes dele ser assassinado por um ultradireitista israelense; uma noite na companhia de Yasser Arafat, em seu quartel-general parcialmente destruído na Mukata, em Ramallah; o ponto de vista fundamentalista de dois líderes do Hamas, Ahmad Yassin e Abd Al-Aziz Al-Rantisi, mortos durante ataque israelense; as entrevistas entrecruzadas com Avi Ohayon, que ouviu pelo celular sua ex-esposa e dois filhos serem executados no Kibutz Metzer e, por outro lado, com o líder da Brigada dos Mártires de Al-Aqsa que planejou a infiltração. Na entrevista com este último, Cymerman relata que a esposa dele chorou quando ficou sabendo da morte das crianças israelenses, entre quatro e cinco anos, a mesma idade que os filhos deles. A vida da mãe e da cunhada de Wafa Idris, a primeira mulher-bomba da palestina; os relatos do psiquiatra palestino Eyad El-Sarraj, diretor dos serviços de saúde mental em Gaza que revela os traumas das crianças e jovens palestinos que ambicionam a honra de se tornarem homens-bomba; Omar Osama Bin Laden, que revela que recebeu proposta de proteção por parte do ex-presidente norte-americano George W. Bush, em troca do paradeiro do líder terrorista. O livro ainda apresenta entrevistas com Shimon Peres (presidente do Estado de Israel), Abu Mazen (presidente da autoridade Palestina), Ariel Sharon (ex-primeiro-ministro de Israel), Benjamin Netanyahu (primeiro-ministro de Israel), entre outros.

Para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que prefacia a obra, o lançamento de Vozes no centro do mundo coincide com um novo despertar no mundo islâmico e árabe. “Ainda não estão claros os desdobramentos da sacudida político-tecnológica ocorrida na Tunísia, no Egito, no Lêmen, no Bahrein e até na Líbia, e quem sabe na Arábia Saudita. Mas um sopro de algo mais do que ditadura e fundamentalismo, um quê de democracia, ou pelo menos de participação popular e de liberdade, parece que se está esboçando”.

Segundo Cymerman, os jovens do Facebook acenderam a chama dos protestos contra a ditadura, a corrupção e a falta de horizonte econômico. “Há quem fale da ‘primavera árabe’, mas no fundo seria mais adequado falar das ‘Quatro Estações de Vivaldi’ para classificar a situação de cada Estado. O que está claro é que a dimensão do tsunami político é tal, que um país pode mudar de estação em um abrir e fechar de olhos (...) As pessoas no ‘centro do mundo’ foram agraciadas com coragem, uma criatividade impressionante, um senso de justiça bem-desenvolvido e um grande desejo de paz. Dessa forma, o mais importante é encontrar uma saída dessa situação impossível, a qual fez com que tantos pais chorassem pelos filhos” – finaliza o autor.

Perfil do autor-Henrique Cymerman nasceu em 1959, no Porto, Portugal. O pai é de origem polaca e a mãe nasceu em Málaga. Henrique é o mais novo de três irmãos. O irmão é jornalista e a irmã, tradutora. Fez licenciatura e mestrado na Universidadede Tel Aviv em Ciências Sociais, especializando-se em Sociologia e Ciências Políticas, tendo lecionado essas matérias por dois anos.

Em 1982 começou a trabalhar como jornalista para o diário Maariv, de Tel Aviv, e para o semanário londrino The Jewish Chronicle. Posteriormente, tornou-se correspondente do jornal de Barcelona, El Periódico de Catalunya, da emissora de televisão madrilenha Antena 3 e da SIC, desde a fundação da empresa, em 1992. Além de fazer comentários regulares para a BBC e diversos canais de televisão de Israel, Henrique Cymerman é correspondente do diário La Vanguardia, de Barcelona.

Entre vários prêmios recebidos ao longo da carreira, em 1998 foi premiado jornalista do ano pela Associação de Jornalistas da Espanha; em 2003, pelo Festival deCinema de Nova Iorque, na categoria de melhor documentário de notícias com a reportagem “Um suicida no quarto das crianças”, e em 2010 recebeu o prêmio da Unesco “Repórteres sem fronteiras”.

Henrique Cymerman e Esther, especializada em terapia pela arte e escritora de histórias infantis, são casados há 24 anos e têm duas filhas e um filho. Residem em Herzliya, a norte de Tel Aviv.

Vozes no centro do mundo | Autor: Henrique Cymerman | Editoras: Almedina e Prime Books | Tradução: Cristina Yamagami | 416 Páginas | Preço: R$ 89,00.

.[Lançamento no dia 19 de agosto, às 20 horas, na Livraria da Travessa – Barra Shopping, Avenida das Américas, 4.666 – nível américas, loja 220, Rio de Janeiro, Barra, Rio de Janeiro (RJ), telefone de informações (21) 2430-8100].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira