Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/08/2007 - 10:21

Brasil fica atrás em índice de tecnologia

País tem o menor número de celulares se comparado ao México, Argentina, Colombia e Chile, segundo Índice da Sociedade da Informação.

São Paulo – O Brasil apresentou, mais uma vez, o menor Índice da Sociedade da Informação se comparado ao México, Argentina, Colombia e Chile. Seu crescimento de 1,1% interanual foi inferior ao da média regional e o menor dos últimos 15 trimestres. Estes são os dados referentes ao primeito trimestre deste ano do Índice da Sociedade da Informação (ISI), relatório elaborado pela everis® e a IESE Business School, por meio de seu Centro para a Empresa na América Latina. O ISI analisa a penetração particular da Sociedade da Informação na Argentina, Chile, México e Colombia.

No país, o crescimento das Tecnologias da Informação e Comunicações (TIC) perderam força com relação ao mesmo período de 2006, ainda que tenha apresentado uma melhora siginifica, inclusive com algumas variáveis se acelerando. Entre as quais, os servidores com 2,2 unidades para cada mil pessoas, o que representa um aumento interanual de 9,3%, o mais alto em cinco anos.

Também foi registrado um crescimento no desenvolvimento das tecnologias da informação de 7,2% durante o primeiro trimestre de 2007, comparado ao ano anterior. Dos países analisados, o Brasil teve o menor número de celulares, contabilizando 538 terminais, o que mostra um incremento interanual de 13,2%, o menos significativo nos últimos nove anos.

Segundo o ISI, o Brasil não deixará de apresentar o índice mais reduzido entre os países observados nos próximo dois trimestres. As TICs podem prosperar, graçãs aos computadores e ao gasto em Tecnologias da Informação e Comunicações. A previsão é de que o país tenha 163 computadores para cada mil habitantes, o que significaria um desenvolvimento interanual de 20,8%. Espera-se que o gasto total em TIC por habitante chegue a US$ 490, equivalente a uma alta de 27,3%. O estudo também aponta que haverá quedas na área econômica e institucional no terceiro trimestre, o que não seria neutralizado pelas melhoras nos setores sociais e de infra-estrutura. *Os resultados referentes ao México, Argentina, Colombia e Chile no site http://www.iese.edu/es/files/ISI07.pdf.

Perfil do ISI - A necessidade de conhecer a situação das Tecnologias da Informação e Comunicações (TIC) na América Latina, seu posicionamento com relação ao resto do mundo e o convencimento da importância de medir o desenvolvimento da Sociedade da Informação nos países analisados, motivam a realização e publicação do Índice da Sociedade da Informação (ISI) desde 2005. O compromisso adquirido pela everis® e a IESE Business School, por meio de seu Centro para a Empresa na América Latina, contribuiu para que o ISI tenha se tornado o barômetro trimestral do estado da Sociedade da Informação na América Latina. O ISI analisa a penetração particular da Sociedade da Informação na Argentina, Chile, México e Colombia, país que foi incorporado no último trimestre. A evolução do uso das TICs e o ambiente da Sociedade da Informação (economia, infra-estrutura, etc), são os elementos-chave que permitem elaborar o ISI, medido em cada um destes países em particular e, globalmente, para o conjunto de países latino-americanos.

Perfil da IESE - O IESE é a escola de negócios da Universidade de Navarra, na Espanha. Fundada em 1958, em Barcelona, oferece cursos de MBA e doutorado e programas de aperfeiçoamento para dirigentes de empresas em diversas partes do mundo. No Brasil, opera em associação com o Instituto Superior da Empresa (ISE), de São Paulo. O IESE foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, a melhor escola de negócios do mundo em programas MBA pela The Economist Intelligent Unit (EIU), de Londres, e a melhor escola do mundo em Educação Executiva segundo os dois últimos rankings da revista panregional América Economia. Além disso, o IESE está entre as cinco melhores escolas de negócios da Europa pelo ranking do jornal Financial Times e é a única a oferecer cursos de formação para dirigentes de empresas em quatro continentes (www.iese.edu).

Perfil da everis® - Fundada em 1996, a everis® oferece soluções de negócios globais e tecnologia da informação a seus clientes, cobrindo todos os aspectos da cadeia de valor das organizações, desde a estratégia de negócio, incluindo a integração e implantação de sistemas até o suporte, manutenção e fábrica de software. Toda essa estrutura possibilita a realização de processos de qualidade capazes de atender às pequenas, médias e grandes empresas.

O conceito de alta produtividade oferecido pela everis® é baseado em aspectos-chave que envolvem processos, metodologias, ferramentas e pessoas capazes de promover compartilhamento de serviços entre diversos clientes e, em conseqüência, notável redução de custos.

No Brasil, a empresa concentra suas atividades nos setores de Entidades Financeiras, Telecomunicações, Indústria & Distribuição e Utilities & Energia. A everis® está presente em sete países e conta com mais de quatro mil colaboradores. O faturamento mundial da companhia foi de 231 milhões euros no ano fiscal 2005. No Brasil, registrou R$ 40 milhões no mesmo período.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira