Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/08/2011 - 09:57

Estácio participa do Projeto Grão para a inserção social de detentos e ex-detentos

Integrantes do projeto irão contar suas histórias e apresentar aos estudantes a exposição “Um passo para a Liberdade”

O campus da Estácio em Madureira recebeu, no dia 16 de agosto (terça-feira), no auditório do Madureira Shopping, detentos e egressos do Projeto Grão, programa de (re)inserção social coordenado pela juíza titular do XIV Juizado Especial, Thelma Fraga. Os participantes darão a palestra “Motivação por superação e voluntariado”, contando um pouco de sua história, e inaugurarão a exposição “Um passo para a Liberdade”, que traz alguns quadros pintados pelos próprios integrantes. O projeto está sendo levado para diversas unidades da universidade através de uma parceria entre a Estácio e o Projeto Grão. Participam do projeto alunos dos cursos de Direito.

“O evento tem por finalidade disponibilizar uma programação de qualidade cultural aos alunos, colaboradores e à comunidade em geral, além de fortalecer a importância da atuação da universidade no processo de evolução social dos indivíduos que se encontram à margem do cenário público. O objetivo da universidade nos próximos meses é estender a parceria para o cenário nacional, para ampliar o projeto e auxiliar no desenvolvimento acadêmico e cidadão dos alunos”, explica a diretora nacional de Ciências Jurídicas, Solange Moura.

O projeto Grão foi criado em 2005, pela juíza Thelma Fraga, à época, também professora da Estácio. Preocupada com o aumento da criminalidade na região de Jacarepaguá, a juíza conversou com os alunos e, em parceria com a universidade, deu início ao projeto. Com cerca de 60 grupos de estudo com diferentes vertentes, o projeto Grão busca criar condições para que o detento recomece a vida, possibilitando a alteração da realidade, diminuindo assim a população carcerária e o retorno ao sistema prisional.

Hoje, o projeto de reinserção por meio da arte conta com 111 detentos e ex-detentos. Curiosamente, boa parte deles foi sentenciada pela própria juíza. “Uma das maiores provas de que a mudança é possível é que muitos dos integrantes do projeto foram condenados por mim, pediram ajuda e foram acolhidos. Todos merecem uma segunda chance. Eles já cumpriram suas penas, mas quando são soltos não conseguem emprego. Costumo dizer que no Tribunal de Justiça é aonde chega tudo que não deu certo. Então, comecei a verificar as causas que promoviam o desequilíbrio da sociedade. Fiz uma pesquisa com todos os casos da minha vara e concluímos que a maioria que sai e encontra condições para uma nova vida, dificilmente volta para o crime”, explica Thelma Fraga.

Estarão presentes no evento a juíza Thelma Fraga, criadora e coordenadora do projeto; a diretora nacional de Ciências Jurídicas da Estácio, Solange Moura; os ex-detentos Leonardo Batista, atualmente presidente da cooperativa COOPCDD, Fábio Leão, campeão carioca e vice-campeão brasileiro de boxe tailandês, e Adilson Batista, diretor teatral, artista plástico e estudante de pedagogia; além do detento Marcos Siqueira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira