Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/08/2011 - 09:57

PUC-SP oferece curso de negócios com a China

Atividade de extensão apresenta panorama geral da cultura, da estrutura socioeconômica e da política da China, capacitando os participantes para uma melhor atuação nesse cenário.

Na última década, a China tem se tornado uma liderança internacional importante e já ocupa a posição de maior parceiro comercial do Brasil. Cerca de vinte mil empresas brasileiras já negociam diretamente com empresas chinesas e observa-se também um aumento vertiginoso do aporte de capital chinês investido no Brasil.

Mesmo diante deste cenário, que aponta a crescente importância do papel estratégico da China na internacionalização da economia brasileira, nos deparamos com um incipiente quadro de trocas culturais, fazendo com que os diferentes modos de pensar e fazer negócios dos chineses sejam ainda pouco estudados e compreendidos.

No ano passado, empresas chinesas investiram mais de 17 bilhões de dólares em negócios na economia brasileira, colocando a China, pela primeira vez, como líder em investimento estrangeiro direto no país.

É cada vez mais urgente a necessidade de se aprimorar competências necessárias para saber lidar mais adequadamente com a forma de pensar e fazer negócios com a China. Urgência para as empresas brasileiras, seus executivos e respectivas equipes, que precisam negociar com os chineses e traçar uma estratégia adequada em relação a seus objetivos, de maneira a se tornar mais eficientes no mercado nacional e internacional, em que as empresas chinesas são fortes concorrentes.

Além disso, o imenso mercado interno chinês, por si só, vem deslocando, ano a ano, a importância desse país para o Brasil, o que significa um enorme atrativo e desafio para as empresas brasileiras, em particular as multinacionais. No atual momento de acelerada internacionalização das grandes empresas brasileiras, não é possível imaginar uma estratégia de negócios internacionais que não inclua a China em alguma etapa de seu desenvolvimento, inclusive com a possibilidade de alianças e vantagens colaborativas.

Observando esse mercado, a PUC-SP, em parceria com a BG Corporativa Cultural e com apoio da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE), oferece um curso que discutirá e refletirá sobre os desafios e oportunidades entre Brasil e China, suas instituições, empresas e pessoas.

O curso “Negócios com a China: Ambiente Cultural e Econômico” pretende preparar empresários e executivos interessados na gestão de negócios e no comércio internacional, em particular, com a China; os que querem iniciar ou aprimorar sua atual estratégia; estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de relações internacionais, comércio exterior, administração, economia e áreas da cultura; professores, consultores e demais profissionais envolvidos no intercâmbio cultural e comercial entre os dois países e todos aqueles que desejam conhecer e se posicionar sobre a relação entre Brasil e China e sobre seus novos lugares no mundo diante do atual panorama internacional.

O objetivo é que possam dominar os conceitos e ferramentas de gestão intercultural, por meio do estudo, da reflexão e de vivências que permitam compreender o lugar que esse país ocupa no cenário mundial e na agenda das relações comerciais, culturais e institucionais do Brasil.

Durante o curso, serão desenvolvidos estudo de casos de empresas brasileiras com experiência no comércio com a China.

.[ Negócios com a China, ambiente cultural e econômico=Inscrições abertas|Início 1 de setembro com aulas as terças e quintas-feiras, das 19 às 22h|Unidade COGEAE Consolação, PUC-SP,Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo – SP |Informações e inscrições: (11) 3124-9600 e [email protected]| http://cogeae.pucsp.br/cogeae/curso/2823].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira