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17/08/2007 - 10:26

Abigraf São Paulo é patrocinadora da Escolar 2007 – um dos maiores e mais respeitados eventos do gênero no mundo

Feira prepara varejo do setor para o volta às aulas, que representa 70% das vendas anuais de material escolar e livros didáticos. Este ano, além dos 500 expositores nacionais, a Escolar reunirá cerca de 80 fabricantes estrangeiros, vindos dos EUA, Itália, Espanha, China, Hong Kong, Coréia, Índia, Taiwan e Reino Unido.

A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) Regional São Paulo é a patrocinadora oficial da 21ª Feira Internacional de Produtos, Serviços & Tecnologia para Escolas, Escritórios e Papelaria – Escolar 2007, que acontece de 28 a 31 de agosto, no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo.

A Escolar Paper Brasil é considerada um dos maiores eventos do mundo no segmento. Reúne as maiores e mais respeitadas empresas nacionais e internacionais, de todos os portes, ocupando um espaço de mais de 70 mil m2 de área total e 34 mil m2 de montagem. Sua realização representa excelente oportunidade para rodadas de negócios, além de servir de vitrine para tendências e lançamentos que devem aquecer o volta às aulas – período que representa 70% das vendas anuais de material escolar e livros didáticos.

“A Escolar é uma excelente oportunidade para multiplicar a interação entre todos os elos integrantes de uma das mais importantes cadeias de suprimentos ligadas ao setor do ensino. Além de ser um ótimo termômetro para aferir o desempenho do segmento de cadernos no mercado nacional”, destaca Alfried Plöger, presidente da Abigraf Regional São Paulo.

O setor de cadernos - Dentre os vários mercados que a feira abrange o de maior representatividade para o setor gráfico é o caderneiro, que nos últimos anos vem obtendo resultados bastante expressivos. O caderno é o item mais representativo dentro do segmento de artigos de papelaria, que no ano passado registrou receita de vendas de US$ 905 milhões. Para 2007, a expectativa é crescer 6%, alcançando resultado de cerca de US$ 960 milhões.

No tocante ao mercado externo, as perspectivas para este ano são de que o segmento de cadernos venha a sofrer as conseqüências mais sérias da valorização da taxa de câmbio, do aumento dos preços do papel e das exportações de cadernos chineses aos Estados Unidos. Como conseqüência, os empresários projetam uma queda superior a 16% nas exportações em relação ao ótimo desempenho ocorrido em 2006, quando as remessas de cadernos ao exterior atingiram US$ 82,5 milhões – 154% acima que em 2005.

Apesar do embargo americano aos produtos chineses, a China ainda será a maior concorrente dos cadernos brasileiros. O preço da mão-de-obra chinesa e a triangulação nos seus mercados vizinhos motivarão a piora das expectativas sobre a presença do caderno brasileiro nos EUA.

A queda já pode ser sentida no resultado do primeiro semestre. As exportações no período atingiram US$ 50,93 milhões, ante US$ 62,64 milhões nos seis primeiros meses de 2006. No mesmo período, as importações aumentaram mais de 90%, passando de US$ 689 mil para US$ 1,35 milhão.

Além dos EUA, os maiores compradores mundiais de cadernos são Reino Unido, Alemanha, Hong Kong, Canadá e França. A China segue disparada como a maior exportadora do produto, seguida por Itália, França, Alemanha e Estados Unidos. O Brasil aparece em sétimo lugar neste ranking.

21ª Feira Internacional de Produtos, Serviços & Tecnologia para Escolas, Escritórios e Papelaria – Escolar Paper Brasil 2006

Dia 28 a 31 de agosto, às 13h às 21h, no Pavilhão de Exposições do Anhembi – SP, Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana – SP. | www.abigraf.org.br

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