Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/08/2011 - 10:11

Jovens carentes levam teatro para a Ladeira dos Tabajaras

No dia 21 de agosto (domingo), cerca de 100 jovens da Ladeira dos Tabajaras, no Leme, Rio de Janeiro, vão se apresentar para a comunidade na quadra da Escola de Samba Vila Rica com o espetáculo ”A vida é uma Comédia”, baseado em textos do Luís Fernando Veríssimo. Além da interpretação, os jovens são os responsáveis por toda a produção do espetáculo, passando pelo figurino, cenário, maquiagem, até pela sonorização e iluminação.

Essa é uma iniciativa do projeto cultural Passageiro do Futuro que capacita jovens carentes para o mercado de trabalho através das artes cênicas. Segundo a idealizadora e coordenadora do projeto, essa esquete é um laboratório para o espetáculo final que será apresentado em vários pontos da cidade em novembro e dezembro deste ano.

Mais sobre o Projeto Passageiro do Futuro -Formar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho através da capacitação técnica de jovens nas artes cênicas é a principal proposta do projeto Passageiro do Futuro. Desenvolvido desde 2001 o projeto já formou cerca de mil jovens das comunidades de Rio das Pedras, Vila Kennedy, Água Santa, Vila Aliança, Bangu, Del Castilho e Andaraí. Em sua 16ª edição, este ano o projeto está sendo realizado na comunidade da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, com o patrocínio do Banco Votorantim e da Shell Brasil.

A cada edição do projeto cerca de 100 jovens, entre 15 e 21 anos, frequentam oficinas de sonorização, iluminação, maquiagem, figurino, cenografia, expressão corporal e interpretação. Além disso, participam de dinâmicas de grupo, assistem palestras sobre temas do cotidiano, recebem atendimento individual com assistente social e têm seus rendimentos escolares monitorados.

Seus responsáveis também são envolvidos no projeto e participam de reuniões com os representantes das escolas atendidas, com o objetivo de discutir de que forma os ensinamentos adquiridos no projeto estão repercutindo no comportamento desses jovens em casa e na escola, melhorando assim, seus resultados nos estudos e reduzindo a evasão escolar. A comunidade atendida também é favorecida pelo projeto, com realizações de atividades e festividades locais, como apresentação de esquetes dos jovens aberta ao público, realização de festa junina e aniversários, por exemplo.

O processo criativo do Passageiro do Futuro tem duração de 10 meses e é dividido em três etapas. A primeira é dedicada às oficinas e às visitas guiadas aos principais pontos culturais da cidade, como o Theatro Municipal, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), Museu Histórico Nacional (MHN), Paço Imperial, entre outros. A segunda etapa é dedicada à criação, produção e ensaio de um espetáculo teatral. Já a última etapa é a montagem e a circulação do espetáculo itinerante, que preza a vivência profissional e a formação de novas plateias, que sem esta oportunidade, não teriam acesso ao teatro e seus bastidores. Os jovens são os responsáveis por todas as etapas do processo, são remunerados com uma bolsa salário e trabalham como artistas e técnicos, confeccionando os figurinos, construindo os cenários, cuidando da sonoplastia e encenando os personagens. O espetáculo circula por toda a cidade com entrada franca em teatros, praças, lonas culturais e escolas da rede pública. Durante esses 10 anos, o Passageiro do Futuro já apresentou 15 espetáculos com cerca de 60 mil espectadores.

De acordo com atriz e produtora cultural, Juliana Teixeira, idealizadora e coordenadora do projeto, uma pesquisa promovida pelo Passageiro do Futuro nestes dez anos registra que a maioria dos participantes teve ganho de leitura e escrita, usaram o aprendizado em benefício da comunidade, passaram a ter conhecimento de instituições culturais e de artes plásticas, passaram a frequentar bibliotecas e a ter esperanças num emprego fora da comunidade. “Fico feliz em ver os frutos que colhemos nesses anos de projeto. Temos vários exemplos de jovens que passaram pelo Passageiro e estão no mercado de trabalho em diversos segmentos. Continuamos com a meta de encaminhar aproximadamente 20% dos alunos, para o mercado. O próprio projeto absorve essa mão de obra com a contratação de ex-alunos para serem monitores das sete disciplinas cênicas”, comenta Juliana.

Jamile Regina, de 22 anos, que foi aluna do projeto em 2008 é um desses exemplos mencionado por Juliana. Hoje, ela trabalha como microfonista e técnica de som e já participou de produções de Miguel Falabella e do musical Hair. Outro destaque de sucesso é Josué da Silva, de 19 anos, morador de Vila Kennedy, que foi encaminhado pelo Passageiro do Futuro para estágio na empresa Nova Lite, onde permanece até hoje como funcionário e já trabalhou na turnê de um show do Lulu Santos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira