Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/08/2007 - 10:30

O Ensino Superior Brasileiro na Atualidade: velhos desafios, novos caminhos

Com o principal objetivo de identificar e debater os desafios que o ensino superior brasileiro enfrenta nos dias atuais, explicitando os problemas que marcam, histórica e estruturalmente, a educação universitária brasileira e, à vista dos desafios postos, discutir a necessidade e a relevância da pesquisa, como construção de conhecimento, na pedagogia universitária, a Cortez Editora realiza o Simpósio: O Ensino Superior Brasileiro na Atualidade: velhos desafios, novos caminhos.

O Simpósio que acontece no próximo dia 30 de agosto de 2007 (quinta-feira), no Teatro TUCA - PUC/SP Rua Monte Alegre, 1024 Perdizes, contará com a presença dos seguintes acadêmicos: Antônio Joaquim Severino (Filósofo e Professor Titular de Filosofia da Educação da USP); José Carlos Libâneo (Doutor em Filosofia e História da Educação pela PUC-SP, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Goiás); Marcos Cezar de Freitas (Professor da Universidade Federal de São Paulo); Mario Sérgio Cortella; (Filósofo, Professor Titular do Depto. de Teologia e Ciências da Religião e da Pós-Graduação em Educação - Currículo - da PUC-SP).e Selma Garrido Pimenta (Professora Titular da Faculdade de Educação e Pró-Reitora de Graduação da USP).

Para o professor Marcos Cezar de Freitas, que hoje coordena o Conselho Editorial da Área de Educação da Cortez Editora, o Simpósio irá destacar, ainda, a identidade profissional do professor universitário e a institucionalidade do lugar do trabalho docente nesse nível de ensino levando em conta os condicionamentos macro e micro-estruturais da realidade sócio-cultural brasileira da atualidade.

O Simpósio O Ensino Superior Brasileiro na Atualidade: velhos desafios, novos caminhos, será dividido em duas mesas de debate. Na primeira se discutirá a problematicidade do ensino superior brasileiro nas condições sócio-culturais da complexa sociedade globalizada de hoje, destacando as questões da profissionalidade do docente universitário. Perspectivas e possibilidades de enfrentamento pedagógico dos desafios que emergem dessa nova situação histórica, ênfase na construção coletiva de projetos político-pedagógicos institucionais que contribuam significativamente para o redirecionamento das finalidades desse nível de ensino, implementando estratégias didáticas, competentes, criativas e críticas, vinculadas à pesquisa e à análise da prática docente.

No período da tarde, a segunda mesa abrirá a discussão dos problemas pedagógicos presentes no processo de ensino/aprendizagem na formação universitária e debate de propostas para sua superação. Ressignificação do papel da pesquisa como princípio pedagógico, com destaque para a importância e a necessidade de uma postura investigativa, entendida como construção de conhecimento, articulada ao ensino, na formação universitária. A prática da pesquisa como fundamento e sustentação do processo de ensino e de extensão na Universidade. O lugar da pesquisa na didática do professor e na aprendizagem do aluno, no ambiente pedagógico universitário.

O evento acontece dia 30 de agosto de 2007, das 8h30 às 16h30, no Teatro TUCA - PUC/SP Rua Monte Alegre, 1024 Perdizes (SP).Informações: Telefone:(11) 3864-0111 ou pelo Site: www.cortezeditora.com.br | Investimento: Profissionais: R$ 40,00 | Estudantes: R$ 20,00 (apresentar carteirinha de estudante no dia). *Realização: Cortez Editora, com apoio da PUC-SP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira