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17/08/2007 - 10:33

Shunga -A primavera da arte erótica no Japão


A Fundação Japão prossegue com a sua série sobre Cultura Japonesa, sempre focando temas de interesse multidisciplinar. Em Setembro, sempre às terças feiras, o tema será uma das manifestações mais polêmicas das artes visuais do Japão: as gravuras eróticas Shunga. O curso será ministrado pela maior autoridade no assunto no Brasil, especialista em gravuras clássicas do Japão, profa. Dra. Madalena Hashimoto.

Profa. Dra. Madalena Natsuko Hashimoto Cordaro-Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes pela ECA-USP (1982), graduação em Língua e Literatura Português Espanhol (1984) e em Língua e Literatura Japonesa pela FFLCH-USP (1988), mestrado em Artes - Gravura, pela Washington University (1994) e doutorado em Filosofia pela FFLCH-USP (1999). Atualmente é vice-diretora do Centro de Estudos Japoneses (Cejap-USP) e do Centro Interdepartamental de Línguas (CL), e professor doutor da USP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Japonesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura japonesa clássica e moderna, pintura e xilogravura japonesa. Dedica-se também à produção de obras visuais e à tradução de autores japoneses. Entre outras publicações, encontra-se Pintura e Escritura do Mundo Flutuante: Hishikawa Moronobu e ukiyo-e, Ihara Saikaku e ukiyo-zôshi. São Paulo: Hedra, 2002.

Sobre o curso -A arte erótica no Japão, que atende pelo nome de shunga, “pintura-primavera”, tem uma longa história e uma produção prolífica. Compreendendo as estampas xilográficas como linguagem associada à pintura, o presente curso visa a investigar suas características no período em que mais se destacou como produção, de 1603 a 1868 (período Edo ou Tokugawa), especialmente em sua relação com os escritos que as acompanham. Considera-se tal período como a “primavera” da arte erótica japonesa, pois o gênero continua fortemente presente nos mangás, no cinema e na literatura. De caráter monográfico, o curso apresentará algumas leituras e recortes possíveis de tão rico universo.

Módulo 1. Características da imagem erótica -Serão apresentadas as características gerais do universo da representação erótica no Japão, iniciando-se por sua influência da China e sua individuação posterior. É importante a conceituação do termo em sua relação com a literatura produzida pelos citadinos, bem como a invenção de técnicas xilográficas, desde as simplesmente impressas com tinta sumi até as multicoloridas com pigmentos solúveis a água. Abordar-se-ão somente imagens soltas, ainda sem contexto, enfatizando-se a evolução das formas visuais e do imaginário da fantasia sexual.

Módulo 2. Leitura de obras em preto-e-branco -Serão feitas leituras de dois livros de Kitao Shigemasa, com tradução dos textos inseridos e sua relação com a literatura: no caso de Ehon haruno akebono (Livro cômico Madrugadas de primavera), com Makurano sôshi (O Livro do travesseiro) da dama da corte Sei Shônagon (ca.1020) e no de Ehon Iromigusa (Livro-erótico Sementes Sensuais de Outono), com os poemas senryû, objetivando-se analisar a íntima conexão da imagem e da letra e o processo de alusão cultural como técnica de elevação de seus recursos retóricos.

Módulo 3. Estudo temático: mulheres e seus objetos; homens e seus meninos -Dois temas, presentes desde o início do período Edo, dentre os vários que se encontram nos shunga, dizem respeito à utilização de dildos, ou “consolo de viúva” (harikata ou harigata), e ao amor de homens (nanshoku) e revelam uma realidade social dominada por samurais e daimios, na qual o teatro kabuki e os templos se entrelaçam a eles de modo inequívoco. Serão analisadas imagens avulsas de livros eróticos, com tradução dos textos nelas inseridos, discutindo-se questões de sexo e gênero.

Módulo 4: Leitura de obras multicoloridas -Apresentação panorâmica de algumas obras multicoloridas de Utamaro, Hokusai, Eisen e Kunisada, destacando-se as mudanças ocasionadas não somente do ponto de vista da representação visual como também do universo imaginário, com tradução de textos inseridos. A influência de repertório dramático e literário, bem como a introdução de pensamento cientificista por via da Holanda encontra-se fortemente conectada ao erotismo representado, tornando mais complexa sua interpretação.

Palestra: dias 4, 11, 18 e 25 de setembro (terças-feiras), das15h as 17h30, no Espaço Cultural Fundação Japão, Av. Paulista, 37- 1º andar – São Paulo (SP). Entrada gratuita É necessário efetuar inscrição prévia. Período da inscrição: 1 a 24 de agosto. Favor enviar nome completo, mini currículo e e-mail para: [email protected] | (a inscrição para a seleção será confirmada através de e-mail, caso não receba a confirmação entre em contato, não serão aceitas inscrições fora do prazo devido a problemas técnicos). Os selecionados serão notificados via e-mail uma semana antes do início do curso. Vagas: 50 vagas (por currículo) | Público alvo: profissionais de artes visuais, estudantes de história da arte e da literatura, pesquisadores em Estudos Japoneses e interessados em geral. *Acesso para portadores de necessidades especiais

Informações: (11) 3141-0110 / 3141-0843 (Mina Takakura) Realização: Fundação Japão em São Paulo. Co-realização: USP - Centro de Estudos Japoneses.

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