Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/08/2007 - 10:33

Jaqueline Vojta expõe suas Tramas no CCJF

A artista visual Jaqueline Vojta expõe suas pinturas a partir do dia 17 de agosto, na mostra intitulada Tramas, que será realizada nas galerias do Centro Cultural da Justiça Federal,Avendia Rio Branco,241 – Cinelândia,Rio de Janeiro. É a sua primeira exposição no Brasil desde que regressou de Nova York.

A artista desenvolve conceitualmente seu trabalho a partir de caminhos abertos por artistas como Joseph Beuys, Anselm Kiefer, e, no Brasil, Daniel Senise, que no uso de diversos materiais podem se utilizar tanto de seu conteúdo real quanto do metafórico para transmitir determinadas mensagens.

"Me interesso pela transformação, aquele momento em que tudo parece acabado, uma ruína que poderia aprisionar a alma, mas que é um momento em que as coisas podem recomeçar; em que, com esperança, fé e trabalho pode existir a renovação". A artista vê esse momento como belo e misterioso, onde aquilo que está gasto, quase destruído, contém a história, a memória, o conhecimento e a experiência que podem nos libertar. "O momento de renovação é para mim maravilhoso, é o momento do sonho, de deixar fluir, seguir o coração, ter fé na vida", acredita.

As pinturas de Jaqueline são construídas a partir da colagem de tecidos rasgados e tingidos em diversas cores com tinta acrílica. A tinta também serve para unir esses fragmentos de tecidos, assim como o arame, às vezes utilizado.

Filha de um fabricante de tecidos, desde a infância este é o seu mundo. "Os tecidos que utilizo são os que sobraram, que foram fabricados há muitos anos, e não mais comercializados, ou com defeitos". "Associo a noite ao sonhar, ao devaneio e ao mistério; por isso meus quadros são escuros, alguns quase pretos", explica a artista.

A artista - Jaqueline Vojta iniciou a carreira em Artes Plásticas na Escola de Artes Visuais Parque Lage, em 1997, quando estudou com Nelson Leirner, e cursou o aprofundamento. Em 2000, após participar de algumas exposições no Brasil, mudou-se para Nova York, onde fez mestrado em História da Arte e trabalhou no MoMA/PS1 Contemporary Art Center. Agora, de volta ao Brasil, retoma seu trabalho com um olhar mais consciente, sem abandonar o conceito ao qual sempre se dedicou, sempre acreditando muito no poder transformador da Arte.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira