Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/08/2011 - 12:44

Palestra realizada na ExpoPostos mostra que 37% dos consumidores de lojas de conveniência não possuem carro

São Paulo – A ExpoPostos & Conveniência -Feira e Fórum Internacional de Postos de Combustíveis, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service recebeu Fernando Alves, Key Account Manager da Souza Cruz, no dia 16 de agosto(quarta-feira), para ministrar a palestra sobre o perfil do consumidor das lojas de conveniência. Segundo a pesquisa, que ouviu 1400 fumantes entre junho e julho de 2011, 37% dos consumidores não possuem carro, mostrando que esse mercado não atende apenas a quem abastece no posto de serviço.

O índice de quem não abastece no posto também é alto: 32% dos entrevistados vão apenas à loja de conveniência. “Essa é uma oportunidade de mercado que precisa ser aproveitada pelos empresários deste ramo”, comentou Alves.

A pesquisa, realizada pela Souza Cruz, tem como objetivo identificar o perfil e levantar os hábitos de compra de fumantes das capitais São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Bahia. Segundo os dados gerais, 67% dos frequentadores das lojas são do sexo masculino, e 57% são fumantes.

Nos dados comparativos de 2008, data em que a última pesquisa foi realizada, e 2011, o público feminino frequentador das lojas de conveniência passou de 29% para 33%. Destas mulheres, 31% eram fumantes em 2008. Agora, 36% fumam.

Segundo a pesquisa, 51% dos fumantes são fiéis as marcas dos cigarros, o que mostra a necessidade de se ter um mix de produtos na loja, para garantir a venda.

Outro número que merece destaque é o atributo mais valorizado para na hora de escolher uma loja: em 2008, 16% levavam em conta a localização geográfica na hora de escolher uma loja. Já em 2011, esse número passou para 28%. Para Alves, esse número tem um significado muito claro. “O consumidor quer perder menos tempo no deslocamento para ganhar tempo no lazer e com a família”.

Um ponto que precisa da atenção do empresário é o tempo gasto pelo consumidor dentro da loja. Hoje, a média é de apenas quatro minutos. 76% gastam entre dois e nove minutos na loja. Isso demonstra que a loja de conveniência não é vista ainda como local para encontrar amigos, mas sim como um ponto de passagem.

“Por conta do pouco tempo que o consumidor passa na loja, o discurso das ofertas precisa ser claro, fácil de entender, porque ele não está disposto a perder tempo”, comentou o palestrante.

A pesquisa mostrou ainda que 44% dos entrevistados compraram algum produto que não tinham a intenção de comprar, a maioria itens de bomboniere, como balas, chicletes e chocolates, que são os mais vendidos em associação ao cigarro. O gasto médio por consumidor também teve aumento de 12%, passando de R$ 6,99 para R$ 7,84.

“A pesquisa serve como direcionador das atividades que vão nortear as lojas de conveniências nos próximos anos. A tendência é que, nos próximos, esse setor no país possua todas as ocasiões de consumo, suprindo, assim, todas as necessidades do consumidor”, finalizou Alves.

Fernando Alves - Economista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Ohio University - EUA. Na Souza Cruz desde 2002, atualmente, ocupa o cargo de Key Account Convenience Manager na empresa.

Fórum – Durante a ExpoPostos acontecerá o Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que vai debater temas importantes como o cenário atual do mercado e suas tendências, gestão e equipamentos. Entre os temas debatidos estarão “Os Desafios do Mercado de Diesel no Brasil”, “O século dos BRICS: Brasil, Rússia, ?ndia e China: semelhanças e diferenças”, “Ambiente Empresarial”, “A contaminação do solo e a destinação de resíduos sólidos” e “O Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) e os seus impactos na implementação do S10”.

Sobre a ExpoPostos - O número de expositores aumentou nesta edição da ExpoPostos & Conveniência. Em 2009 foram 140 e agora serão 160. Para isso, a área útil da feira também teve que crescer: serão 10.500 m², 35% a mais que na última edição da feira. [www.expopostos.com.br ].

.[ ExpoPostos & Conveniência, de 16 a 18 de agosto de 2011 (terça a quinta-feira), na Expo Center Norte – Pavilhão Azul, Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo. [17 de agosto=Fórum – 9h às 13h =Visitação – 13h às 21h |18 de agosto=Fórum – 9h às 13h].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira