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18/08/2011 - 12:44

Produção do Bongo K2500 no Uruguai completa um ano


Primeiro aniversário da linha de produção coincide com a unidade de número 5.000. Com esse total, a média mensal de fabricação do Bongo K2500 foi de 416 unidades. Neste início do segundo ano, a Kia Motors Uruguay passa a produzir 700 unidades por mês. E a partir do segundo semestre de 2012, estima-se alcançar até 1.400 unidades/mês.

A Kia Motors UruguayCorporation S.A., uma empresa da holding Gandini Participações e Representações, que também controla a Kia Motors do Brasil, completou – na última sexta-feira, 12/8 – um ano de produção do Bongo K2500, cuja planta demandou investimentos iniciais da ordem de US$ 25 milhões, para uma capacidade nominal de 12.000 unidades/ano em dois turnos de trabalho.

No primeiro ano, a Kia Motors Uruguay produziu 5.000 unidades, média mensal de 416 caminhões leves Bongo, destinados aos mercados brasileiro e uruguaio, já com o cumprimento do Programa de Integração Progressiva do Mercosul. A partir de julho último porém, a produção média mensal subiu para 700 unidades, que significam 32 veículos por dia ou ainda 4 veículos por hora.

“Iniciamos nossas operações industriais, em agosto de 2010, com quatro fornecedores brasileiros e seis uruguaios e argentinos, além de cerca de 80 funcionários. Já na virada do ano, passamos a ter 17 empresas fornecedoras, sendo sete do Brasil, cinco do Uruguai e cinco da Argentina. E, neste momento, contamos com cerca de 180 funcionários dedicados ao nosso projeto”, explica João Pessoa, Diretor de Desenvolvimento Industrial da Kia Motors Brasil e Uruguay.

Pessoa lembra que para cumprir a estimativa de produção do próximo ano, superior a 1.000 unidades por mês, a KMU deveráopera em dois turnos e o contingente na linha de fabricação deverá subir para cerca de 250 funcionários. “Depois de todas as adaptações feitas ao longo do primeiro ano”, explica Pessoa, “neste segundo exercício, vamos agregar uma série de processos, de novos equipamentos, tornando a linha de produção mais ágil, além de investir em novos motores de cumprimento à legislação do Euro 5/Proconve P7”.

Das oito versões da linha do caminhão leve Bongo, apenas o K2500, cabine simples, tração 4x2, rodeiro simples, sem caçamba e motor turbo Diesel intercooler está sendo produzido no Uruguai. Todas as demais versões serão mantidas, mas por meio da importação.

“Com a elevação da produção mensal superior a mil unidades, na segunda fase de produção do Bongo, a partir do próximo ano, vislumbramos alcançar os mercados argentino e paraguaio”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil e da Kia Motors Uruguay. “Mas como o mercado brasileiro tem nos surpreendido mês a mês, já que as legislações ambientais estão cada vez mais rigorosas quanto à circulação de caminhões médios e grandes nas metrópoles, além de termos muito a desenvolver nas aplicações do Bongo nos setores industrial, comercial e em serviços, talvez tenhamos de manter prioridade ao Brasil”, esclarece Gandini.

Veículo polivalente - Ágil, prático e econômico, o Bongo foi desenvolvido para atender às mais diversas necessidades de uso diário, seja em trabalhos nos centros urbanos ou em áreas rurais. O comercial leve da Kia Motors permite instalar caçambas (metálicas ou de madeira) ou baús customizados por aplicação. Uma das principais vantagens do Bongo é a altura mínima da plataforma em relação ao solo, o que facilita o manuseio de carga e descarga de produtos.

Robusto, o Bongo tem grande aceitação entre frotistas, empreendedores, produtores rurais e empresários do agronegócio, que buscam em um comercial leve de seu segmento atributos como resistência, durabilidade, baixo custo, força e desempenho. O Bongo é um dos mais modernos da categoria, cujo design confere robustez e dinamismo.

O modelo K2500 é equipado com motor turbo Diesel intercooler, de 4 cilindros em linha com 8 válvulas e comando no cabeçote. Tem sistema de alimentação com injeção indireta de combustível e gera 94 cv de potência e torque de 22,4 kgm. Sua transmissão manual de 5 marchasestá dimensionada para que o veículo tenha uma condução agradável, sem grande esforço.

Com 4,93 metros de raio de giro, a condução do Bongo é facilitada por apresentar de série direção tipo pinhão e cremalheira com assistência hidráulica. A coluna de direção absorve energia em caso de colisão, o que aumenta a segurança no interior do veículo. Seu sistema de freios possui discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, o que permite uma condução segura e com frenagem precisa e eficiente, na condição de o veículo estar carregado ou não.

A suspensão do Bongo foi desenvolvida para proporcionar uma dirigibilidade estável e ao mesmo tempo confortável. Na dianteira é independente com barras de torção, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores a gás. A traseira é de eixo rígido com feixe demolas semielípticas e amortecedores a gás.

Longarinas de aço estampado com perfil retangular (duplo “C”), travessas tubulares, cabine e carroçaria em chapa de aço conferem ao comercial leve maior resistência e durabilidade. O Bongo ainda apresentareforço de cabine adicional em “T” contra impacto frontal.

Segurança e interior - Além da excelente segurança apresentada em sua estrutura, o Bongoconta com itens de segurança ativa e passiva. Entre os principais em segurança ativa, os faróis com lentes de policarbonato, grande área envidraçada, excelente posição do motorista, sistema de freios com válvula sensível à carga – LSPV. Na segurança passiva, os cintos de segurançadianteiros laterais de três pontos, barras de aço de proteção lateral contra impacto nas quatro portas e discos ventilados nos freios dianteiros.

No interior do Kia Bongo, três pessoas na versão cabine simples são acomodadas com espaço e conforto de automóvel. O painel de instrumentos do veículo é muito parecido com os dos automóveis, ou seja, possui todos os controles próximos e de fácil acesso ao motorista. O revestimento dos bancos é de vinil na versão standard e de tecido naversão luxo. O assoalho possui revestimento em carpete. O encosto do banco central dianteiro é rebatível e possui porta-documentos e porta-copos. Entre os equipamentos de série do Bongo destacam-se ainda o encosto de cabeça de altura regulável nos bancos, retrovisores externos bipartidos com espelho convexo complementar, preparação para som com dois alto falantes, antena lateral, limpador do pára-brisa com acionamento intermitente de freqüência variável, luz interna no teto, porta-objetos, tacômetro analógico e ventilação forçada com recirculação de quatro velocidades.

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