Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/08/2011 - 10:36

Congresso de Bioenergia

“Energia é o recurso mais importante para o desenvolvimento do país” , e o diretor da Itaipu, Jorge Samek, fala sobre os investimentos no 6º Congresso de Bioenergia.

A geração de energia é o principal recurso necessário para o desenvolvimento de um país. Pelo menos essa é a opinião do diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, que falou sobre os novos investimentos na geração de energia para o desenvolvimento econômico durante o 6º Congresso Internacional de Bioenergia, que acontece até sexta-feira (19/08), em Curitiba. “Não existe desenvolvimento sem energia, nenhuma escola, hospital ou empresa funciona sem ela”, sentencia. Os números mostram que a visão do diretor da principal empresa hidrelétrica do país, maior geradora de energia limpa e renovável do mundo, com ganhos anuais de mais de 3,5 bilhões de reais, está em consonância com o posicionamento do governo federal.

O Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) destina mais de 50% dos seus recursos para a energia, dos R$ 503,9 bilhões do orçamento, 274,8 bilhões são para geração e transmissão de energia, petróleo e gás natural e energias renováveis. Essa política permanece no PAC 2, que investirá R$ 116,2 bilhões.

“O Brasil está em uma posição extraordinária em relação a outros países na produção e consumo de energia proveniente de hidrelétricas, em decorrência da bacia hidrográfica privilegiada e dos investimentos para o desenvolvimento do setor”, afirma Samek. Esse panorama coloca o país entre os maiores produtores de energias renováveis.

Apesar do cenário favorável, a produção de energia hidráulica depende de fatores alheios ao controle do homem, como o clima. Para amenizar possíveis problemas decorrentes disso, a Itaipu investe no desenvolvimento de tecnologias que permitam desperdiçar o menor volume da água possível, armazenando o recurso para ser utilizado em época de estiagem. “A meta da Itaipu é produzir 100 mega watts por hora, acreditamos que conseguiremos atingir esse número em dois anos”, declara Samek. Para tornar o fornecimento de energia mais eficiente é preciso, ainda, melhorar a transmissão para minimizar interrupções no abastecimento.

Evento-Promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Senai Paraná e Remade, sob a coordenação técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Congresso reúne empresários, técnicos, pesquisadores e profissionais de diversas áreas para debater temas importantes em todo o mundo, como biodiesel,energia renovável, resíduos vegetais, carbono e legislação ambiental.

No mesmo período acontece a BioTech Fair 2011, que apresenta as novidades do setor e reúne empresários, estudantes, pesquisadores, professores e especialistas para fomentar a produção e consumo de energias renováveis.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira