Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/08/2011 - 10:59

Agência especializada ou Full Service?

É comum no mercado publicitário ouvirmos discussões intermináveis sobre esses dois opostos modelos de trabalho.

De um lado, temos agências se posicionando como 360 graus ou Full Service e de outro, agências especializadas.

Em uma rápida análise poderíamos dizer que uma marca que é atendida por uma única agência Full Service, teria a sua comunicação totalmente alinhada, porém não consigo deixar de me perguntar se isso é necessariamente verdade ou até mesmo viável.

Considerando os tempos modernos onde a interação de pessoas, empresas, público é cada vez maior, penso que o trabalho colaborativo pode ser facilmente desenvolvido por duas ou mais agências que estejam comprometidas e alinhadas com os objetivos de uma marca, eliminando assim, essa questão do alinhamento da comunicação como o maior benefício do modelo Full Service.

Pensando na vantagem do ponto de vista da marca que contrata uma única agência, além do “suposto alinhamento”, elegeria dois benefícios relevantes desse modelo, sendo eles a concentração dos contatos em uma única agência, o que economizaria muito o tempo dos gestores de marketing e o poder de barganha que deixa qualquer setor de compras muito feliz.

Por outro lado, como três grandes desvantagens, eu elegeria o risco de colocar toda a estratégia de comunicação nas mãos de apenas uma agência, a falta de foco e expertise. Especialistas, em minha visão, são mais qualificados para a construção de estratégias de suas áreas focais.

Fica aqui a pergunta: Podemos ter na medicina um único médico capaz de nos atender plenamente? Sabemos que o papel do Clínico Geral é de encaminhar pacientes para os especialistas. Não seria esse o caminho natural também para o mercado da comunicação? A questão talvez seja quem nessa indústria fará o papel deste profissional. Seria o time de marketing das marcas ou uma empresa de consultoria?

Com relação a essa última questão, confesso que não saberia dizer quais das duas opções seria melhor, porém penso que fazer tudo em um mesmo lugar quando analisado sob a ótica empresarial me parece um tanto arriscado.

Mesmo existindo teorias de investimento concentrado eu me arriscaria a dizer que o caminho mais prudente seria a diversificação dos investimentos. Ou seja, acredito na especialização das agências e na constituição de boas parcerias entre elas!

.Por: Edu Coelho, CEO da agência Cappuccino Digital - [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira