Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/08/2011 - 11:07

Executivos brasileiros em alta nas grandes corporações


Enquanto o Brasil cresce em importância e destaque no cenário econômico e geopolítico internacional, um movimento silencioso, porém intenso, também acontece dentro das grandes corporações internacionais, muitas das quais baseadas nos Estados Unidos, na Europa e até na Ásia. De fato, a presença de executivos brasileiros no comando de grandes corporações – até algum tempo atrás rara e até motivo de estranhamento, hoje torna-se frequente.

Muito mais do que uma consequência do vigoroso crescimento econômico do País nos últimos anos, da criação e consolidação de grandes grupos “made in Brazil” com atuação global, e do potencial que temos como um dos novos pilares da economia mundial, ao lado de China e Índia, o sucesso e reconhecimento que os profissionais brasileiros vêm conquistando em empresas internacionais tem a ver com seu próprio mérito. O perfil diferenciado, flexível, ágil, a capacidade de liderar em crises, a visão e empreendedorismo dos executivos brasileiros acabou por criar uma espécie de “cultura executiva nacional” marcada pela junção entre conhecimento, experiência e disposição para aceitar desafios. O resultado está aí.

Impossível deixar de citar alguns dos construtores desta nova realidade, profissionais que fizeram história em um tempo onde ser brasileiro e líder de empresa global, antes de ser uma característica positiva, era um ponto de preocupação ou estranhamento. Entre eles estão Henrique Meirelles, que antes de comandar o Banco Central, teve uma história de sucesso na presidência mundial do Bank Boston; e Carlos Goshn, que fez um grande trabalho de "turn-around" à frente da montadora Nissan, que o alavancou para o comando do grupo Renault Nissan em 2007. Comandando à sua maneira, esses e outros importantes gestores construíram não apenas suas trajetórias, mas uma “marca” para os executivos brasileiros, da qual podemos hoje usufruir.

Essa marca tem atributos importantes, que fazem a diferença no comando de uma empresa, mas que não são fáceis de serem encontradas em outras praias. A flexibilidade e a criatividade, por exemplo, são duas características reconhecidas nos brasileiros. Talvez por terem se formado como profissionais no ambiente econômico inconstante que marcou o País nas últimas décadas.

Essa também tende a ser a explicação para o fato de os brasileiros serem empreendedores talentosos, ainda que esse esforço de empreendedorismo seja em prol das empresas que comandam. Eles aprendem com facilidade, são inovadores e têm uma capacidade diferenciada de lidar com situações adversas.

A facilidade que o brasileiro tem para se relacionar interpessoalmente nos diferentes ambientes e comunidades em que convive também se reflete na maneira com que ele atua dentro das empresas, e esse é mais um de seus diferencias. Em uma realidade onde pessoas e seu capital intelectual são dois dos principais ativos das corporações, e muitas vezes o principal diferencial competitivo, a capacidade do líder de saber relacionar-se e comunicar-se de forma eficiente com as equipes de trabalho e com o mercado é fundamental para que se crie uma sensação de união, compromisso e respeito, capazes de se materializar em reputação de marca, e resultados consistentes "quarter-a-quarter".

Por estes e outros vários motivos, veremos mais e mais brasileiros, vindos do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte, em cargos de comando das grandes corporações mundiais, fazendo a diferença e transformando o que um dia foi negativo – o jeito brasileiro de ser – em algo muito positivo.

Sobre a Dimension Data - empresa multinacional focada em serviços de tecnologia da informação e provedora de soluções de planejamento, desenvolvimento, suporte e gerenciamento de infra-estruturas de TI, a Dimension Data atua em 49 países. A empresa acumula larga experiência em segurança, ambiente operacional, tecnologias de armazenamento e contact center, além de criação de redes, oferecendo competências exclusivas em consultoria, integração e serviços de gestão para criar soluções personalizadas para seus clientes. No Brasil, a Dimension Data atua desde 1995 com foco nas áreas de Comunicações Convergentes, Segurança e Gerenciamento de Serviços.

. Por: Sylvio Mode é presidente da Dimension Data para a América Latina. |Perfil- Dimension Data - empresa multinacional focada em serviços de tecnologia da informação e provedora de soluções de planejamento, desenvolvimento, suporte e gerenciamento de infra-estruturas de TI, a Dimension Data atua em 49 países. A empresa acumula larga experiência em segurança, ambiente operacional, tecnologias de armazenamento e contact center, além de criação de redes, oferecendo competências exclusivas em consultoria, integração e serviços de gestão para criar soluções personalizadas para seus clientes. No Brasil, a Dimension Data atua desde 1995 com foco nas áreas de Comunicações Convergentes, Segurança e Gerenciamento de Serviços.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira