Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/08/2007 - 11:11

Vendas de monitores LCD no Brasil aumentam mais de 200% neste primeiro semestre

Aceleração nas vendas de computadores demanda troca de monitores CRT pelos modelos LCD. Gigantes coreanas perdem espaço para empresas menores.

São Paulo – Um crescimento acima de 200% foi o balanço das vendas de monitores LCD no mercado brasileiro nestes seis primeiros meses de 2007 em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o estudo Brazil Quarterly LCD and Plasma Monitors Tracker Q2 2007, realizado pela IDC Brasil, de janeiro a julho foram contabilizadas vendas de aproximadamente 4 milhões de monitores no País, somados os LCD e os CRT.

De acordo com Reinaldo Sakis, analista sênior da consultoria, além do crescimento excepcional dos modelos LCD, foi verificado que o consumidor está descobrindo novas marcas. “As gigantes coreanas estão perdendo terreno de forma consecutiva nestes dois primeiros trimestres para empresas menores, como a AOC, Proview e Waytec”

Mais um reflexo da explosão das vendas de computadores observada desde o ano passado, a substituição dos monitores foi prevalecida por modelos LCD em detrimento aos CRT, ultrapassando em volume as vendas no semestre. “Desde então, essa diferença só vem aumentando”, comenta Sakis.

Com mais marcas de monitores LCD a escolher, o consumidor está se valendo dos preços em queda, da ergonomia e da praticidade oferecida por estes modelos, que ocupam bem menos espaço nas mesas de trabalho. Já os modelos widescreen, que oferecem uma proporção de imagem mais larga e já têm seu uso padronizado mundialmente, ainda estão com custos muitos altos para os bolsos do consumidor brasileiro, à espera de melhores preços.

Um fator a ser explorado pelos fabricantes, ressalta Sakis, diz respeito ao uso de monitores de 17' ou 19' em notebooks, tanto nos modelos "quadrados" quanto nos Wide. “Os notebooks já têm uma grande participação no mercado brasileiro, com um futuro ainda mais promissor. Trabalhar de oito a dez horas por dia sobre um teclado de notebook, visualizando tudo através de uma tela de 13’ ou menor, não é tarefa fácil, daí a premência de parcerias entre fabricantes de notebooks e de monitores”.

A expectativa da IDC Brasil é que o mercado nacional movimente cerca de 9 milhões de monitores até o final de 2007.

Perfil da IDC - A IDC, empresa líder em inteligência de mercado, consultoria e conferências nos segmentos de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, utiliza sua extensa base de conhecimento sobre o mercado, provedores e consumidores para auxiliar seus clientes no endereçamento de questões estratégicas relativas à oferta e ao uso de soluções tecnológicas. A IDC possui mais de 900 analistas, distribuídos em 90 países, e há mais de 43 anos provê informação global, regional e local sobre tecnologias, oportunidades e tendências. A IDC é subsidiária da IDG, líder mundial em mídia de tecnologia. | www.idc.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira