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20/08/2011 - 08:07

Precisamos de terminais grandes, proporcionais ao tamanho do Brasil, diz diretor-presidente da Santos Brasil

Antônio Carlos Sepúlveda participa em painel sobre infraestrutura e multimodalidade no complexo santista durante Santos Export 2011.

Precisamos de terminais grandes, proporcionais ao tamanho do Brasil. Precisamos de acessos adequados ao comércio exterior atual: mega navios e eficiência extrema em toda a cadeia logística. A afirmação é do diretor-presidente da Santos Brasil, Antonio Carlos Sepúlveda, que participará do painel sobre infraestrutura e multimodalidade no porto santista do Santos Export 2011 - Fórum Internacional para Expansão do Porto de Santos, principal evento do cenário portuário nacional, que acontece no próximo dia 25 de agosto, em Santos-SP, no Mendes Convention Center.

O executivo está convicto que a prioridade de investimento deveria ser em acessos. Os problemas de acessos, tanto marítimo, quando rodo-ferroviários, são grandes entraves de infraestrutura que impactam diretamente no desempenho do porto de Santos. A solução para melhoria dos acessos marítimos já está em andamento, com a dragagem de aprofundamento do canal, mas o controle do tráfego é um ponto importante para o aproveitamento dessa estrutura e deve ser realizado pela Autoridade Portuária, responsável por todo o porto organizado, diz.

Sepúlveda salienta que, mesmo com melhorias, as áreas rodoviária e ferroviária ainda têm impacto negativo nas operações do complexo santista. É preciso acelerar a construção da perimetral da margem esquerda, por onde escoa a maior parte da movimentação de contêineres e o modal ferroviário deve ser mais estimulado e para isso é necessário imprimir melhorias significativas nesse tipo de acesso, que hoje disputa espaço com os acessos rodoviários.

Ele cita o caso do Tecon Santos como um exemplo de impacto direto da infraestrutura deficiente, já que para acessar o terminal é preciso cruzar a linha férrea. Por conta das constantes manobras, a média de interrupção de acesso é de quase três horas por dia. Hoje temos uma produtividade altíssima no terminal, com mais de 70 movimentos por hora por navio operado, mas precisamos garantir que todos os outros modais estejam integrados e devidamente dimensionados para que os impactos positivos desses resultados operacionais sejam melhores aproveitados por toda a cadeia de comércio exterior, afirma.

Santos Export - Este ano são esperadas mais de 350 pessoas no evento que promoverá o maior debate do ano sobre o desenvolvimento do maior complexo portuário da América Latina. Entre os presentes, autoridades públicas e empresários do setor de infraestrutura, comércio exterior e de logística de transporte.

Entre os debatedores confirmados do painel que participa Sepúlveda estão Pedro Brito (Diretor da ANTAQ), José Roberto Correia Serra (Presidente da CODESP), Pedro Francisco Moreira (Diretor Titular Adjunto do Departamento de Infraestrutura da FIESP), Sérgio Aquino (Presidente do CAP e Secretário de Assuntos Portuários de Santos) e Saulo de Castro (Secretário de Estado de Logística e Transportes).

Participam ainda do painel os seguintes executivos: Marcelo Araújo (Presidente Executivo da Libra); Cte. Fábio Mello Fontes (Diretor Presidente da Praticagem de São Paulo); Paulo Naef (Diretor Superintendente da Fertimport); e Henry Robinson (Presidente da BTP).

CHINA - Este ano, além de debater as questões pontuais do cais santista, o evento apresentará também o modelo portuário chinês, tema de destaque da programação deste ano. O Fórum promoverá ainda uma viagem internacional na qual empresários e autoridades poderão conhecer, in loco, portos da China.

.[Santos Export 2011 - Fórum Internacional para Expansão do Porto de Santos , dia 25 de agosto (quinta-feira), das 8h às 18h- Mendes Convention Center, Av. Francisco Glicério, 206 - Santos - SP - Brasil. Apoio: Associação Comercial de Santos, Porto de Santos, Praticagem do Estado de São Paulo, Prefeituras de Cubatão, Guarujá, Mongaguá e Santos. Patrocinadores: BTP, Deicmar, EcoRodovias, Fertimport, Icipar, Libra Terminais, Marimex, OAS, Rodrimar, Santos Brasil, Tecondi, Vale Fertilizantes, Grupo Mendes e T-Grão.|.www.unaeventos.com.br/forumsantosexport/2011].

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