Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2011 - 08:53

Pequenos negócios lançam franquias

Seis empresas de Uberlândia querem se tornar marcas conhecidas no mercado.

De olho em um mercado que cresce mais de 20% ao ano, pequenas empresas de Uberlândia criam as próprias franquias. Os empreendimentos, apoiados pelo projeto Minas Franquia, do Sebrae-MG, chegam a custar 60% a menos que franquias de grande redes.

Com apenas dois anos, a empresa de fast food Crazy Dog quer expandir a marca. Após seis anos de pesquisas feitas em empresas brasileiras e estrangeiras, o empresário Pablo Vieira Cintra abriu sua primeira loja, em Uberlândia.

Buscando sempre um diferencial para seu negócio, Pablo passou a investir não só em sanduíches, mas também em hot dog. No cardápio, são mais de 11 tipos de lanches e cinco de cachorros-quente de 15 cm e 30 cm.

O negócio deu certo, e ele abriu, há um mês, uma nova loja em Caldas Novas (GO). Agora, o empresário quer ir mais longe e levar a marca para outros estados. De acordo com Pablo, o investimento inicial seria de R$ 150 mil, referente ao maquinário e à arquitetura. “Este valor é 60% menor que o investimento que se teria na aquisição da franquia de fast food mais barata no mercado, que chega a custar R$ 330 mil”, afirma Pablo.

Ainda de acordo com ele, cada franqueado terá metas de faturamento de acordo com a cidade. “Iremos ainda avaliar se o interessado em adquirir a franquia tem um perfil empreendedor e se o ponto de venda escolhido é viável para o negócio”, explica.

A tradição do café levou o dono da cafeteria Vozzuca a investir no mercado de franquias. O negócio, que oferece mais de 50 tipos de bebidas quentes, frias e alcoólicas, além de doces e tortas feitas com café vem despertando o interesse na região. “Muita gente me procura querendo abrir um negócio semelhante. Nada melhor que criar uma franquia para os interessados”, conta João Luiz Maia.

Por dia, a Vozzuca chega vender cerca de 200 bebidas. Para o empresário, a alimentação fora do lar cresce a cada ano e vem sendo um bom investimento. “As pessoas têm pouco tempo. E o cafezinho vai além de uma xícara, ele está nas reuniões de negócios ou no encontro com os amigos”, diz.

Os interessados em investir na marca teriam uma lista de fornecedores da região, treinamento de pessoal e assessoria administrativa. O café fornecido seria o mesmo produzido pela família do empresário. “Nosso objetivo é manter o padrão de qualidade e oferecer o melhor atendimento aos clientes”, conta João.

Projeto Minas Franquia -A Vozzuca e Crazy Dog são duas das seis empresas (Ferreira Matos, Cia Mineira de Chocolate, Cafeeiro e Ducks) que participaram do projeto Minas Franquia, em Uberlândia. Apoiados pelo Sebrae-MG, os empreendimentos receberam consultorias para iniciarem o processo de concessão de franquia.

As empresas foram orientadas, desde a preparação da documentação até o posicionamento que deveriam ter com o lançamento da marca no mercado. O objetivo do projeto é oferecer às micro e pequenas empresas oportunidades de expansão dos negócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira