Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/08/2011 - 09:03

Convertido com sucesso: pulverizador da Dürr economiza tempo e dinheiro


Longo tempo de espera, alta perda de tinta e elevados custos de manutenção foram os motivos que levaram os operadores a aperfeiçoarem os sistemas de pintura industrial. Em alguns casos a única opção é desistir de um conceito originalmente selecionado e usar uma nova tecnologia de um fornecedor diferente.

Na KIA Zilina, na Eslováquia, oito robôs de pintura ABB na linha de primer à base de água foram equipados com atomizadores rotativos e separação eletrostática com a tecnologia de canister, que provocava sempre problemas na operação. Por um lado o manuseio da tecnologia canister era complicado, limitando com isso o tempo de disponibilidade da instalação; por outro lado, aumentavam o esforço operacional com manutenção e havia grande perda de tinta durante a limpeza dos cartuchos antes da recarga. Por isso a Dürr ofereceu à KIA a conversão na tecnologia do atomizador Dürr EcoBell2 ICC com carregamento externo.

No entanto, uma conversão para uma nova tecnologia em tal situação não é fácil. A produção tem que continuar, as mudanças são desconhecidas para os trabalhadores, mas eles têm que incorporar as melhorias o mais rápido possível.

O tipo de caso para os serviços da Dürr!-Após a conversão bem-sucedida de um robô para a nova tecnologia de atomizador, que por várias semanas apresentou bons resultados de pintura, a KIA decidiu converter os sete robôs restantes. Após um período de 15 semanas, os especialistas da Dürr gradualmente adaptaram os robôs de pintura para o atomizador da Dürr EcoBell2 ICC e a bomba dosadora EcoPump MP. Com esta tecnologia, a troca de tinta ocorre diretamente no atomizador, assim a perda de tinta durante a troca de cor, é de menos de 2 ml e não é necessário o esforço operacional com o manuseio do complexo cartucho. O que foi um desafio nesta conversão, foi o fato de que havia apenas curtos períodos livres de produção disponíveis para a integração dos atomizadores, da técnica de alta tensão, das bombas dosadoras e das válvulas solenoides.

Pela primeira vez, em fevereiro de 2011, foi possível finalmente a pintura de acordo com o conceito da Dürr. Os resultados são impressionantes. A economia de tinta é de 0,3 Quilogramas por carroceria e, em áreas críticas, alcança-se uma espessura maior e mais homogênea do que antes. O tempo de paralisação dos equipamentos foi reduzido pela metade e foi dispensado o esforço operacional com manutenção a cada dois turnos noturnos para a limpeza. [www.durr.com].

.[Figura: Oito robôs de pintura ABB, modelo IRB 5400 foram convertidos para a tecnologia da Dürr de atomizador do tipo EcoBell2 na KIA em Zilina].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira