Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/08/2007 - 11:23

Documentários sobre Pan e turismo no Rio de Janeiro são financiados pelo Ministério do Turismo

Os vídeos, um olhar sobre os jogos Pan-americanos e os atrativos turísticos do Rio de Janeiro, estão sendo produzidos por estudantes de favelas da cidade

Jovens dos cursos de audiovisual promovidos pela Central Única das Favelas (Cufa) estão trabalhando na produção de um documentário dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, a partir da rotina de oito jovens que atuaram no evento. O trabalho é resultado da parceria entre o Ministério do Turismo e a Cufa, que abrange a realização de ações de capacitação profissional.

No total, 1.200 jovens, de 16 a 24 anos, das comunidades de Madureira, Cidade de Deus, Acari e Complexo do Alemão, integram os cursos e as oficinas do projeto de produção associada e inclusão social de jovens na cadeia produtiva do turismo. O investimento de R$ 1,5 milhão do MTur é destinado à compra de equipamentos audiovisuais, de estrutura para as aulas e realização dos cursos.

"Queremos dar a esses jovens novas oportunidades de emprego e trabalho relacionados à área do turismo. O Pan é uma vitrine para o Brasil e para o Rio, conseqüentemente os cursos vão qualificá-los para outros grandes eventos que vamos receber", afirmou a ministra do Turismo, Marta Suplicy.

Durante a formação em audiovisual, os documentaristas participaram de várias palestras, inclusive com o cineasta Cacá Diegues. Eles filmaram em locais de competições, como o Riocentro e o complexo do Maracanã (além do estádio de futebol, inclui o ginásio Maracanãzinho e o parque aquático Júlio Delamare). A filmagem ocorreu simultaneamente à participação nas oficinas e a previsão é concluir o documentário até outubro deste ano. Dos oito personagens que trabalharam nos Jogos, seis atuaram como guias cívicos no programa executado pelo Ministério da Justiça e dois são jovens voluntários selecionados pelo Comitê Organizador dos Jogos (CO-Rio).

O outro vídeo em produção -"Turismo e o Rio de Janeiro - o olhar da juventude" - começou a ser rodado na segunda quinzena de julho, no Bondinho do Pão de Açúcar e retrata a visão da comunidade carente sobre os atrativos culturais disponíveis para turistas e os próprios cariocas.

Oportunidade - As oficinas representam para muitos desses jovens uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho no segmento turístico, um dos maiores geradores de emprego e renda no país. Além do audiovisual, o projeto oferta cursos de corte, costura e serigrafia na moda hip-hop, além de fundamentos para produção de eventos, gastronomia e confecção de fantasias para o Carnaval. A carga horária varia de acordo com a exigência da grade curricular. Na produção de audiovisual são 462 horas/aulas voltadas para a formação de profissionais para a indústria cinematográfica e áreas afins.

No curso de moda hip-hop, com 255 horas/aulas, a meta é a confecção de peças de vestuário com a marca Cufa, inspirado na produção artística do movimento. Com o término das oficinas, a proposta é a publicação de um catálogo, com tiragem de mil exemplares, mostrando as peças criadas. Está programada também a realização de uma exposição dos modelos confeccionados especialmente para o "Festival Hutúz", previsto para novembro, voltado para a cultura hip-hop.

Ao final do curso de gastronomia, com duração de 295 horas, os 240 alunos receberão um certificado, atestando o cumprimento de normas técnicas sobre segurança alimentar no setor de turismo, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esse processo será feito por um organismo creditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), a fim de garantir a adoção de boas práticas e contribuir para a elevação do padrão de qualidade de serviços e produtos do segmento turístico.

O Carnaval carioca, que faz parte da vida dessas comunidades e constitui um ícone do turismo brasileiro, também servirá de fonte, inspiração e de trabalho para esses jovens. Com carga horária de 255 horas/aulas, os alunos vão atuar nos bastidores e na confecção de fantasias e adereços para a grande festa popular brasileira.| Por:AE

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira