Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Estado do Rio de Janeiro inaugura Centro de Pesquisas em Energias Renováveis


O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) inaugurou em outubro, o Centro de Estudos e Pesquisas em Energias Renováveis – CEPER na Rua Fonseca Teles, 121, em São Cristóvão, estando ligado diretamente à universidade com o propósito de promover a formação técnica, desenvolver estudos e incentivar a utilização de fontes renováveis de energia que permitam identificar o seu potencial de aproveitamento e também aplicações, tais como: solar, biomassa, biocombustíveis, eólica, PCHs, hidrogênio e por ondas e marés. Esses tipos de energia complementam e inovam as fontes convencionais.

Segundo o secretário de Estado de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, o novo centro está desenvolvendo pesquisas nas áreas solar, eólica e de biomassa, principalmente na consolidação do biodiesel, e funcionará como organismo catalizador de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) voltados à energia renovável, principalmente para as empresas de petróleo, gás natural e energia elétrica, na parte de geração e distribuição. Victer anunciou que foram investidos cerca de R$ 1 milhão na construção e reforma das instalações do CEPER, bem como na compra de equipamentos. " Este é o primeiro Centro Universitário do País que integra o estudo das diversas fontes de energia renovável. Além deste já há outro Centro sendo construído no estado, na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), que será inaugurado até o final do ano", observou o secretário.

Victer também destacou que estão sendo iniciados pela Secretaria de Energia, Indústria Naval e Petróleo contatos com universidades do exterior que já executam tais atividades. "O objetivo é formarmos parcerias como com a Noruega (Stavanger), Reino Unido (Aberdeen), Alemanha e Israel".

Os recursos para viabilizar o CEPER são fruto da parceria empreendida entre a Secretaria de Estado de Energia, Indústria Naval e Petróleo e a UTE governador Leonel Brizola, antiga termelétrica Termorio, instalada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Estiveram presentes ao evento, além do secretário Wagner Victer, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Wanderley de Souza, representantes da UERJ e o presidente da UTE Governador Leonel Brizola, Carlos Augusto Kirchner, entre outros convidados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira