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24/08/2011 - 09:35

Magazine Luiza inova o jeito de fazer negócio nas redes sociais

Explorando o poder das redes de relacionamento na internet, varejista cria canal de vendas inédito.

O Magazine Luiza inova mais uma vez e promete mudar o jeito de fazer negócios nas redes sociais. É o Magazine Você, uma loja personalizada, na qual o usuário da rede monta uma vitrine e pode vender qualquer produto do Magazine Luiza e escrever dicas que ajudem seus amigos a comprar certo. A vitrine de cada perfil pode ser montada com produtos exclusivos de uma linha, como esportes, tecnologia ou decoração, por exemplo.

Essa é a primeira iniciativa real de social commerce no Brasil, uma venda realizada por meio da relação social entre as pessoas, usando a plataforma de e-commerce do Magazine Luiza. A novidade permite aos usuários receber conselhos de pessoas de confiança, encontrar produtos e comprá-los em um só lugar. Segundo um levantamento da Internet Retailer, 67% dos compradores gastam mais online depois de receber recomendações de amigos.

De acordo com Frederico Trajano, diretor de Vendas e Marketing do Magazine Luiza, todo o processo é realizado nas próprias redes sociais e somente a finalização da compra é direcionada ao site da empresa, o que garante segurança máxima. “Os consumidores buscam a opinião dos amigos nas redes sociais antes de comprar. Pensando nisso, criamos a melhor ferramenta online capaz de aproximar o comprador do divulgador. O próprio amigo, ao vender um produto da loja do seu perfil, recebe uma comissão”, explica Trajano.

Com a estratégia, o Magazine Luiza muda os moldes conhecidos de negócio nas redes de relacionamento, possibilitando um contato ainda mais direto entre a empresa e seus potenciais consumidores, via internet.

Entenda como funciona-O interessado em ser divulgador realiza um cadastro e, depois de aprovado, monta sua própria loja no Facebook e/ou Orkut com os produtos escolhidos por ele.

Em ambas as redes serão exibidas uma vitrine com os produtos. Os amigos podem ver todos os detalhes de cada item, o preço e a dica do divulgador, que também pode enviar alertas para os amigos nas redes.

No próprio aplicativo da rede social é possível montar um carrinho de compras. Ao finalizar o pedido, o consumidor será direcionado ao site do Magazine Luiza, seguindo o fluxo normal de compra, 100% seguro.

O divulgador terá acesso a uma área administrativa pela qual poderá acompanhar as vendas e editar sua vitrine de produtos. Ele recebe uma comissão, que pode variar de 2,5% a 4,5%, dependendo do produto vendido.

Perfil-O Magazine Luiza, fundado em 1957, é uma das maiores redes varejistas do país. Atualmente, possui 613 lojas, ainda sem o acréscimo das Lojas do Baú, e oito centros de distribuição, estrategicamente localizados em 16 Estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Maranhão), cujas economias correspondem a 75% do PIB nacional.

Neste ano, o Magazine Luiza abriu capital e destinou grande parte de suas ações a pequenos investidores. A empresa investe constantemente em programas e ações em benefício de seus 21 mil funcionários. A política de gestão de pessoas adotada já rendeu diversos prêmios à rede, que, há 14 anos, figura entre as melhores empresas para trabalhar no ranking do Instituto Great Place to Work, sendo que neste ano foi considerada a melhor na Prática de Escutar seus funcionários.

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