Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/08/2011 - 09:45

Rio Bilíngue: objetivo do projeto é preparar cariocas para Copa e Olimpíadas

Prefeitura e COB são os primeiros a participar do programa de idiomas.

A Prefeitura do Rio acaba de firmar convênio com a Wizard Idiomas para ensinar inglês para seus funcionários. A ação faz parte do projeto Rio Bilíngue, braço do programa Brasil Bilíngue criado pelo professor Carlos Wizard, que vê nas parcerias público-privadas a saída para preparar o país para receber os cerca de 500 mil turistas que devem chegar em 2014 para a Copa do Mundo. “Atualmente, apenas 2% da população brasileira fala o inglês fluentemente. Nossa meta com esse projeto é que esse número chegue a 10% até 2014”, afirma Wizard.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) foi o primeiro a fazer um ‘test drive’ no programa da escola de idiomas, que está ensinando espanhol para 19 pessoas da comissão olímpica que acompanharão os atletas brasileiros nas Olimpíadas de Guadalajara, que acontece em outubro, no México.

A força dos eventos esportivos que ocorrerão no Brasil nos próximos anos já está sendo sentida por alguns franqueados da Wizard Rio. Jackson Leite, diretor geral das escolas de Campo Grande, Taquara, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, afirma que o número dos alunos das duas primeiras unidades subiu 100% depois do anúncio de que o país sediaria a Copa e as Olimpíadas. Já nas escolas da Barra e Recreio o aumento foi de cerca de 20%, motivado principalmente pelos clientes corporativos. “As empresas dessa região estão bastante ‘antenadas’ com a possibilidade de negócios por conta desses eventos. Já fechamos parcerias com alguns hotéis, restaurantes e lojistas”, aposta o empresário que estima um aumento de 100% em sua carteira de clientes até o fim de 2012.

Outro que aposta na força dos eventos esportivos para conquistar novos alunos é Luiz Cláudio Merhy, coordenador de marketing da regional Leste da Wizard. Franqueado da Wizard, ele conta que colocou um banner na porta da sua escola no Jardim Botânico assim que o Comitê Executivo da Fifa confirmou que o Brasil seria o país sede da Copa do Mundo de 2014. “Em um mês, tivemos um aumento de 30% de alunos em comparação com o mesmo período do ano passado. A maior procura foi por cursos de inglês e espanhol”, afirma Marhy, adiantando que a Regional Leste da Wizard trabalha com a projeção de aumentar a carteira de clientes em 30% até 2013.

Para isso, as escolas do Rio estão buscando novos contratos corporativos com empresas dos ramos de comércio e serviço, principalmente, dos setores hoteleiro, gastronômico, de turismo e comércio. “Além do contrato com a Prefeitura do Rio, firmamos contrato com a Light e a Universidade Estácio de Sá. Estamos numa extensa negociação com o Sindicato dos Taxistas”, revela Merhy.

Essa aposta em clientes corporativos está embasada na estimativa da Riotur, que prevê que a Copa do Mundo de 2014 irá gerar 170 mil empregos, já que a cidade deverá receber cerca de 80 mil turistas neste período. “Atualmente, o Brasil não está preparado para atender plenamente as necessidades requeridas por esses eventos, não apenas em questões de infraestrutura, mas também na formação de nossos profissionais, uma vez que a maioria não tem condições de se comunicar com o visitante internacional”, afirma o Diretor Geral da Wizard Idiomas, Carlos Wizard. O professor adianta que apesar do aprendizado de um idioma requerer um certo tempo, ele acredita que é possível qualificar os profissionais e atender a demanda específica dos setores. “Posso garantir que existem boas iniciativas do poder público em andamento, como a do Governo da Bahia, que fechou parceria para ensinarmos inglês e outras línguas para os funcionários do Aeroporto Internacional de Salvador. Outras, certamente surgirão”, prevê Carlos Wizard.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira