Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/08/2007 - 12:02

Presidente Lula assina documento que dá garantias à realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em visita a Vila Parapan-americana, dia 17 de agosto (sexta-feira), assinou documento que dá todas as garantias do Governo Federal à realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 na cidade do Rio de Janeiro. A formalização do Governo Federal à candidatura do Rio de Janeiro foi feita durante a visita do presidente Lula aos atletas parapan-americanos, pela manhã na Vila Pan-americana. Na visita do presidente Lula também estiveram presentes o ministro do Esporte Orlando Silva, a ministra do Turismo Marta Suplicy, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Organizador Rio 2007, Carlos Arthur Nuzman, e o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Vital Severino. Cerca de 200 integrantes da delegação parapan-americana participaram da cerimônia.

Para o presidente do COB, as garantias dadas pelo presidente Lula à candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 reiteram o apoio pessoal do presidente da República ao esporte brasileiro. “Estas garantias são fundamentais para o sucesso da candidatura aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Com esta carta, o Comitê Olímpico Internacional terá em mãos o comprometimento formal do Governo Federal à candidatura da cidade do Rio de Janeiro. Com a participação da Prefeitura do Rio e do Governo do Estado do Rio teremos, mais uma vez, a união dos três níveis de Governo em torno de um projeto que não é mais apenas do esporte brasileiro, mas de toda a sociedade. Estamos profundamente agradecidos ao presidente Lula”, afirmou Nuzman.

De acordo com o presidente do COB, a postulação de candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos de 2016 deverá ser formalizada ao COI até 13 de setembro próximo. Até 14 de janeiro de 2008 as cidades candidatas deverão entregar ao COI o Caderno de Encargos e as cartas de garantias dos governos de cada país. Depois disso o COI terá quatro meses para examinar as postulações de candidatura. Em junho a entidade anunciará as cidades que permanecerão na disputa pela sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A eleição da cidade-sede está marcada para 9 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.

O presidente da República fez um discurso emocionado, no qual lembrou que ele próprio é uma pessoa com deficiência física, pois perdeu um dedo num acidente de trabalho. “O que vocês estão conquistando é mais do que medalhas. É a demonstração de que são capazes. Que problemas eu tenho diante das dificuldades que vocês enfrentam? Vocês são a demonstração de que não existem obstáculos”, declarou o Presidente, sendo ovacionado pelos atletas da delegação brasileira.

O governador Sérgio Cabral destacou o sucesso dos Jogos Parapan-americanos Rio 2007. “O Rio de Janeiro cumpriu sua missão com eficiência, competência e organização”, afirmou.

O ministro do Esporte lembrou que o sucesso dos Jogos tem sido reconhecido pelos próprios atletas. “Tive a oportunidade de encontrar com muitos atletas e o que eu mais ouvi é que as condições do Rio 2007 não deixam a dever a nenhuma outra competição, inclusive aos Jogos Paraolímpicos”, disse Orlando Silva.

O presidente do CO-RIO lembrou que a realização com sucesso dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos na mesma cidade e pelo mesmo comitê organizador é um marco. “Estamos realizando não só um sonho, mas o primeiro passo para que em eventos regionais os movimentos Olímpico e Paraolímpico possam estar juntos, como já acontece com os Jogos Olímpicos e os Paraolímpicos”, afirmou Carlos Arthur Nuzman.

O presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro agradeceu aos presidentes do CO-RIO e do APC pelo sucesso dos Jogos Parapan-americanos Rio 2007. “O Brasil está demonstrando para toda a América e o mundo a nossa capacidade de organização e de receber bem os visitantes”, declarou Vital Severino Neto.

Durante a solenidade, o presidente Lula assinou um documento que dá todas as garantias do Governo Federal à realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 na cidade do Rio de Janeiro. Antes, visitou o Telecentro da Vila Parapan-americana, local onde as pessoas com deficiência têm acesso gratuito a computadores adaptados, e tirou fotos com atletas da delegação brasileira.

Também estiveram presentes ao evento o secretário do Comitê de Gestão das Ações Governamentais para o Rio 2007, Ricardo Leyser, do Ministério do Esporte; o secretário de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, o Secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, e o secretário-geral do CO-RIO, Carlos Roberto Osório.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira