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25/08/2011 - 10:27

Novo Fiat Cinquecento – Com estrela internacional, Fiat comunica a chegada de seu carro mundial


São Paulo, – A mais importante campanha da Fiat em 2011, que marca o lançamento do novo Cinquecento, o carro mundial da fabricante, traz o consagrado ator de Hollywood Dustin Hoffman como protagonista. Dono de duas estatuetas do Oscar, o ator de longas como “A Primeira Noite de um Homem” e “Todos os Homens do Presidente” estrela o filme sob as lentes de outro nome de peso mundial, o cineasta brasileiro Fernando Meirelles, que dirigiu filmes em parceria com Renato Rossi.

A fabricante brasileira foi buscar nos EUA o personagem principal justamente para reforçar o tom internacional do lançamento. Gravado em Los Angeles e São Paulo, o filme “Casting” faz uma comparação divertida entre Hoffman (1,65m e 68 filmes) e o ator brasileiro Ricardo Macchi (1,90m e apenas uma novela de sucesso), brincando com a altura de cada um e com o histórico da carreira para mostrar que não é preciso ser grande para ser um “atorzão”. E também não é preciso ser grande para ser um ‘carrão’, já que o novo Cinquecento é um carro completo, exemplo de sofisticação, tecnologia, bom gosto e qualidade. A brincadeira reafirma a assinatura da campanha - "Fiat Cinquecento. É um carrão. Você que ainda não tinha percebido". A criação é da Agência Fiat, que reúne profissionais da Leo Burnett Tailor Made e da AgênciaClick Isobar.

A veiculação começa no dia 28 na TV e também pode ser visto na internet pelo hotsite oficial do Cinquecento (www.fiat.com.br/cinquecento), que conta com versões para tablets e smartphones, na Fanpage do carro (www.facebook.com/fiat500brasil) ou no brand channel no youtube (www.youtube.com/fiat).

No Brasil desde 2009, o carro foi um ícone da Fiat na Europa dos anos 50 e hoje já chega a mais de 700 mil unidades vendidas em todo o mundo. Sua versão atual é um misto de design inovador, tecnologia e praticidade para as grandes cidades. O novo Fiat Cinquecento passa a ser o carro mundial da Fiat, o mesmo vendido nos EUA, marcando a volta da Fiat ao mercado americano. Junto ao lançamento da Freemont, o Cinquecento é um dos primeiros resultados da aquisição da americana Chrysler e do investimento de cerca de $550 milhões na fábrica da montadora no México.

Em todas as ações da campanha, o objetivo é ressaltar os features que fazem do Cinquecento um carro de primeira linha, por exemplo o sistema Hill Holder, que controla a potência em subidas e descidas; a tecnologia Blue & Me, para selecionar músicas, ler SMS e fazer chamadas somente utilizando comandos de voz; câmbio automático de seis marchas entre outros. A fabricante inova também ao inaugurar a tecnologia EcoDrive no Brasil – um sistema que analisa rotas e o modo de dirigir para reduzir o consumo de combustível e a emissão de CO2 usando, de forma inédita, uma plataforma mobile.

Campanha Teaser- Na expectativa pela campanha, no dia 9 de agosto tiveram início as ações de teaser com um anúncio offline marcante na edição de aniversário da revista Playboy: um pôster, frente e verso, com Adriane Galisteu, estrela da capa do mês. Em uma primeira foto, a apresentadora aparece de forma sensual vestida de pin-up, com um ar super retrô. No verso, apenas de biquíni, ela lava um Fiat Cinquecento nos dias de hoje. O texto diz: Tem coisas que a gente continua gostando mesmo com o passar do tempo: carro com design moderno e mulher com design gostoso.

No mesmo dia, foi lançada a FanPage do Fiat Cinquecento no Facebook (www.facebook.com/fiat500brasil), com conteúdo especial que retoma a história do carro desde sua primeira versão, na Itália, e as fotos do pôster da Playboy (a segunda foto, com Galisteu de biquíni, só foi revelada quando a página chegou ao número de 500 “curtir”).

Entre o conteúdo estão: .Sala Cinema: Retoma momentos históricos do carro por meio de filmes internacionais em que o Cinquecento compõe o cenário, entre clássicos italianos e animações em 3D.

.Aplicativo 500ize: mais do que ver as fotos do anúncio da revista Playboy, com Adriane Galisteu, a FanPage traz um aplicativo, o 500ize, em que os usuários poderão brincar estilizando uma foto pessoal de forma parecida com as da apresentadora. As fotos podem ser decoradas com diversos ítens e acessórios retrôs e compartilhadas na página pessoal.

A Campanha- Entre os dias 23 e 25 de agosto, acontece em Miami o evento oficial de lançamento do carro. Na Fanpage de Cinquecento, será possível acompanhar, ao vivo, tudo que acontece na noite de abertura (23), a partir de 20 horas, quando informações gerais do carro serão destacadas.

No hotsite [www.fiat.com.br/cinquecento] além de conhecer as novas versões e poder personalizá-las no “Monte Seu Carro”, há novas atividades. Lá é possível acessar a appstore para baixar um aplicativo especial para iPad e iPhone gratuitamente: o ‘Seja Um Atorzão’. O aplicativo simula um teste de casting, ambientado em um set de filmagens e, ao movimentar o tablet, é possível ter uma visão panorâmica do ambiente. Um diretor virtual convida a pessoa a testar se tem potencial para ser um “atorzão” mesmo. O usuário escolhe em que tipo de filme quer fazer o teste, e então é proposto um texto específico. Todas as opções trazem a palavra ‘Cinquecento’ com o objetivo de ensinar a pronúncia correta do nome do carro. Ao repetir o texto, a voz é gravada e passa por uma avaliação, para em seguida mostrar o resultado. No final, é possível fazer uma viagem virtual pelo interior do Cinquecento vendo de perto cada um dos features.

O Twitterzão é outra parte interativa da campanha. Acessando a url [ www.fiat.com.br/500/twitterzao], o usuário entra em um encurtador de textos onde qualquer texto pode ser reduzido, respeitando o limite de 140 caracteres. Diante do conceito criativo da campanha, que diz "Fiat Cinquecento. É um carrão. Você que ainda não tinha percebido", o site traz uma adaptação para entreter os usuários nas redes sociais: “É um textão. Você que não viu”.

A partir do dia 28 começa também a campanha de mídia com banners interativos nos principais portais nacionais, além da campanha offline impressa, veiculada nos principais veículos nacionais e regionais e mídia especializada. Foram produzidos seis anúncios de mídia impressa que ressaltam os features e os prêmios obtidos pelo Fiat Cinquecento. Um deles, de página tripla, compara a altura de Dustin Hoffman e Ricardo Macchi com um texto que define: “Não precisa ser grande para ser um atorzão”.

Spots de rádio também exploram os atributos do carro e ensinam a pronúncia correta de Fiat Cinquecento - “tchinqüetchento”.

Na segunda semana de setembro, estará no ar o segundo filme da campanha, ‘Carrão x Carrão’, dirigido por Renato Amoroso, que ressaltará features do carro e mostrará a praticidade do Cinquecento nas grandes cidades. As cenas mostram dois motoristas, um em um Cinquecento, e outro em um carro maior. Ao tentarem estacionar, o motorista do Cinquecento o faz na maior facilidade, enquanto o outro tem que procurar uma outra vaga onde caiba seu carro. O texto diz: - . O objetivo é mostrar, de forma comparativa, que o Cinquecento é um carrão com todos os features e tecnologia dos carros mais avançados, com o adicional de ser um carro prático, moderno e para quem gosta de um design inovador.

Com este segundo filme no ar, a FanPage lança o aplicativo Trilhão, que faz as pessoas interagirem com sons do carro, propondo uma reedição da trilha do novo filme da campanha. Após personalizado, o filme com a nova trilha pode ser compartilhado.

Perfil-A FIAT Automóveis é líder de vendas no setor, com um total de 760.495 automóveis e veículos comerciais leves emplacados em 2010. Nos anos 80, o lançamento do Uno trouxe novos conceitos para o mercado brasileiro e, na década de 90, o Palio foi o primeiro lançamento de um carro mundial feito no Brasil. Pioneira na adoção de novas tecnologias, a Fiat colocou no mercado o primeiro carro movido a álcool (ainda o 147, em 1979), o primeiro carro nacional equipado com air-bag (Fiat Tipo, 1996), primeiro carro com conexão bluetooth para celular (Stilo, 2004), primeiro carro com motor tetrafuel (Siena, 2006) entre outros exemplos, como o sistema Locker, disponível na linha Adventure (2008). Seu mais recente carro conceito, o Fiat Mio, é uma quebra de paradigmas no mercado automobilístico ao ser idealizado por meio da participação do público. [www.fiat.com.br] [www.blogdeguerrilha.com.br].

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