Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/08/2011 - 10:46

Consumo industrial de energia cresce apenas 2% no semestre

Valorização do câmbio e redução do ritmo da indústria internacional derrubam consumo e projeção da EPE.

O Índice Setorial Comerc, disponibilizado pela Comerc Gestão, a maior gestora independente de energia elétrica do país, registrou crescimento de 2% no consumo de energia das unidades sob sua gestão no primeiro semestre de 2011, em relação ao mesmo período do ano anterior. Apesar do crescimento observado, os números ainda estão abaixo das expectativas do mercado, o que provocou revisão da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) na projeção de crescimento do consumo industrial, de 5,4% para 3,6%.

Dentre as indústrias que apresentaram consumo menor em relação ao primeiro semestre de 2010, destacam-se os setores Têxtil, de Eletro-Eletrônicos e Químico, nos quais a taxa de câmbio exerce forte influência e são mais sujeitos à concorrência de produtos importados, o que torna o ritmo de produção variável. Outros fatores, como o pico da crise internacional, com a redução das atividades industriais nos Estados Unidos, Europa e Japão, também contribuíram para a diminuição do consumo observado no período.

Outros oito setores apresentaram crescimento no consumo, com destaque para os setores de Vidros (7,03%), Materiais de Construção Civil (5,04%), Papel e Celulose (5,99%), Higiene e Limpeza (5,82%), impactados pelo maior crescimento econômico brasileiro deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Quando comparado ao mês anterior, o consumo de julho apresentou queda de 0,21%. Neste caso, sete setores foram responsáveis pela diminuição no consumo, em especial os de Eletro-Eletrônicos (-12,46%), Higiene e Limpeza (-3,46%) e Eletromecânica (-2,74%), impactados pelo câmbio apreciado. Dos setores que apresentaram crescimento do consumo no período, destacam-se os de Comércio e Varejista (3,72%), Embalagens (3,62%), Mineração (2,34%) e Têxtil (3,79%).

A comparação com o mesmo mês do ano de 2010 mostra um descolamento acentuado do consumo em alguns setores. Em comparação com o mesmo mês de 2010, também houve redução no consumo, de 0,91%.

Perfil-A Comerc Energia foi fundada em 2001 e é formada por duas empresas: a Comerc Gestão e a Comerc Trading. A Comerc Gestão é a maior gestora independente de energia elétrica do país, responsável por gerir 13% da carga de energia de consumidores livres. O objetivo da empresa é maximizar a redução de custo de energia elétrica e atender plenamente as necessidades do cliente no curto, médio e longo prazo, por meio da elaboração de estratégias de posicionamento e de estruturas de gerenciamento de energia. A gestora também administra 2.650 MW de potência de geração (produtores independentes e auto produtores), buscando a criação de valor para o cliente por meio de estratégias de comercialização rentáveis, seguras e eficientes.

A Comerc Trading está entre as 10 maiores do país por montante de energia comercializada. Entre as comercializadoras independentes, a Comerc está entre as 3 primeiras. A empresa faz parte da aliança internacional Energy Experts, juntamente à norueguesa Bergen Energi e à norte-americana Delta Energy. A aliança oferece soluções globais em gerenciamento e estruturação de estratégias de contratação de energia elétrica para consumidores multinacionais. [www.comerc.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira