Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Inovação e Política Industrial serão discutidos no Espírito Santo,Santa Catarina e Acre

Evento itinerante promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial encerra 2006 com mais de duas mil participantes em 13 capitai.s

A discussão das estratégias de inovação e política industrial nos Estados irá mobilizar, no mês de dezembro, empresários, pesquisadores, gestores públicos estaduais e municipais, representantes de instituições comerciais e industriais, em três capitais: Vitória (5 e 6), Florianópolis (7 e 8) e Rio Branco (12 e 13). Os encontros, promovidos pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI, têm o apoio de entidades federais e regionais ligadas ao fomento do desenvolvimento industrial e à inovação, além da CEPAL - Comissão Econômica da ONU para países da América Latina e Caribe.

"A inovação está no centro da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior. Entendemos que a via para elevar o patamar competitivo da indústria nacional passa, necessariamnete, pelo aumento da capacidade de inovação das empresas, pela diferenciação de produtos e pela geração de propriedade intelectual", afirma Alessandro Teixeira, presidente da ABDI.

De acordo com recente estudo publicado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada), as empresas inovadoras pagam salários 23% superiores à média da indústria e geram postos de trabalho de melhor qualidade. A diferença salarial é ainda maior quando a comparação é feita com as empresas que não diferenciam produtos. O estudo indica também que as empresas inovadoras vendem ao exterior 116% a mais e conseguem um preço 30% superior em relação a outros exportadores. Empresas nacionais investem 80,8% mais em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) como proporção do faturamento do que as filiais das multinacionais que operam no País. Menos de 19% das empresas brasileiras utilizaram algum apoio governamental para realizar inovação, enquanto 90% dos gastos em P&D são financiados com recursos próprios.

Para Teixeira, a observação dos números faz com que seja "fundamental levar informações até a ponta, onde efetivamente atuam os agentes que fazem o desenvolvimento acontecer, para que sejam replicadas como conhecimento".

A iniciativa reúne dois projetos da Agência: o Inova Brasil, já realizado na Paraíba, Piauí, Santo André/SP e Xerém/RJ; e os Cursos de Formação de Agentes em Política Industrial, que já passaram por dez capitais das cinco regiões do país. A idéia é concentrar a ação da Agência no Estado, mobilizando os atores locais e aproximando as instituições ligadas ao desenvolvimento industrial e à inovação dos agentes que utilizam os instrumentos da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE). Com a concentração das ações nos Estados, a Agência cria maior interação e sinergia entre as instituições relacionadas ao desenvolvimento local e maximiza os resultados regionais.

A expectativa é de que, nesta etapa, os encontros capacitem cerca de 600 agentes nas três capitais. Em 2007, o ciclo será finalizado com o atendimento das demais capitais do país. Simultaneamente, serão realizadas oficinas de projetos e das formas de utilização dos instrumentos da PITCE nos Estados que já sediaram a iniciativa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site: www.capacita.com.br/abdi/es/inscricao.htm.

“Renapi” - Por meio dos cursos de capacitação, em parceria com a CEPAL e a Frente Nacional de Prefeitos, com o apoio da Abipti - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica, a ABDI está formando a Renapi- Rede Nacional de Agentes em Política Industrial, frente que atuará na disseminação da cultura de inovação e desenvolvimento da indústria no país. A rede terá como suporte um ambiente virtual colaborativo, que funcionará como um fórum para esclarecer dúvidas e trocar experiências entre os agentes.

“ Inova Brasil” - Com o apoio do Sebrae, o Inova Brasil leva aos Estados seminários de inovação onde são apresentados os instrumentos de apoio à inovação pelas próprias instituições federais e estaduais e, na programação paralela, rodadas de negócios e oportunidades tecnológicas.

"Estratégias Regionais de Inovação e Política Industrial"

Vitória/ES, dia 5 e 6 de dezembro de 2006, das 13h30 às 18h30 / dia 6 - das 8h às 18h, na FAESA - Faculdade Espírito Santense de Administração, Rua Anselmo Ferrat, 199 - Ilha de Monte Belo Parceiros locais: Sebrae-ES / Bandes / Faesa / Tec Vitória / Fest / Pólo de Software de Vitória / FAPES / Secretaria de Ciência e Tecnologia / Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo / Governo do Estado do Espírito Santo

Florianópolis/SC, dias 7 e 8 de dezembro de 2006, dia 7 - das 13h30 às 18h30 / dia 8 - das 8h às 18h, a definir o local. Parceiros locais: Fapesc / Sebrae-SC / BRDE / Instituto Stela / Acate / Sapiens Parque / Celta / UFSC / Aglomerações e redes de empresas de Santa Catarina / Certi

Rio Branco/AC, dias 12 e 13 de dezembro de 2006, dia 12 - das 13h30 às 18h30 / dia 13 - das 8h às 18h, a definir o local. Parceiros locais: Anac / Governo do Acre / Pnud

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira