Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/08/2011 - 11:25

TÜV RHEINLAND intensifica certificações para o leite e seus derivados

Empresa desenvolveu com o Polo de Excelência do Leite programa de qualidade que garante aos laticínios os mais rigorosos padrões de excelência na produção.

A TÜV Rheinland do Brasil, um dos maiores grupos certificadores mundiais, está intensificando seus serviços na área de alimentos, sob o foco da qualidade e da segurança alimentar, com destaque para o setor de leite e derivados. A empresa criou o Certileite - Programa de Certificação da Qualidade do Leite, juntamente com o Polo de Excelência do Leite – programa de fomento do Governo do Estado de Minas Gerais –, que visa comprometer laticínios, fornecedores e fazendas relacionadas com os mais rigorosos padrões nacionais e internacionais de qualidade.

Atualmente, o programa atravessou as fronteiras mineiras e está disponível para todo o País. Ele abrange o atendimento aos requisitos de BPF (Boas Práticas de Fabricação), de PPHO (Procedimentos Padrões de Higiene Operacional) e de APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), além das determinações da norma ISO 22.000 e conforme parâmetros da Instrução Normativa Nº 51 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Segundo o gerente comercial da aérea de alimentos da TÜV Rheinland Brasil, Lucas Martins, a certificação traz importantes vantagens aos fabricantes, como a otimização de processos e controles, melhoria de competitividade da marca e da imagem da empresa, além da redução representativa de custos gerais. Ainda, tem como objetivo fortalecer a excelência na produção do leite e derivados, bem como favorecer o acesso desses produtos a novos mercados.

“A certificação tem validade de três anos, podendo ser renovada após este período e realizamos um acompanhamento anual. Também é feito com a QCONZ – consultoria neozelandesa parceira do programa – acompanhamento junto às fazendas, a fim de verificar se tudo permanece dentro das conformidades exigidas”, explica Martins.

No ano passado, a TÜV Rheinland Brasil certificou pelo menos um laticínio dentro da parceria com o Polo de Excelência do Leite. Atualmente, outros laticínios estão em negociação para receber a certificação de qualidade, o que demonstra interesse do setor pelo serviço oferecido pela certificadora.

O Certileite permite ao laticínio ou indústria o acesso a três níveis de certificação, sendo o selo ouro, prata e bronze. Para obtenção do selo bronze são necessárias as aplicações das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e dos Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO), relacionados à qualidade, mais a apresentação de um Programa de Qualidade para fornecedores de leite.

Para o selo prata, a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), que estão de acordo com as práticas de segurança do leite, além de 10% das fazendas fornecedoras de leite enquadradas no Programa de Boas Praticas de Fazendas realizado pela QConz. Já para o selo ouro é necessária a aplicação integral da norma ISO 22.000, além de 80% das fazendas fornecedoras de leite enquadradas no Programa de Boas Praticas de Fazendas.

“Além de oferecer ao mercado toda a assistência necessária, a TÜV Rheinland busca auxiliar o setor de forma que o mesmo atinja a excelência de qualidade, ampliando os índices de produção e visibilidade nacional e mundial”, afirma o gerente de certificações da área de alimentos da TÜV Rheinland Brasil, Dirceu Antonio Farias Ferreira.

Perfil-O Grupo TÜV Rheinland é um dos maiores em certificações no mundo. Fundada na Alemanha há mais de 130 anos, a organização tem uma trajetória marcada pela seriedade, profissionalismo e independência. Há cerca de 30 anos, iniciou seu processo de internacionalização, a partir da Europa. Desde então, a rede não parou de crescer. A marca TÜV Rheinland está presente em milhares de produtos ao redor do mundo, garantindo que são seguros para usuários e consumidores.

No Brasil, a empresa possui por volta de seis mil certificações ativas, atendendo a mais de 1.500 clientes dos mais diversos setores. É uma empresa acreditada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, e pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) em mais de 100 escopos diferentes, tendo forte atuação junto aos setores de telecomunicações, tecnologia da informação, eletrodomésticos, máquinas, equipamentos de proteção individual, produtos médicos, produtos mecânicos de recreação e domésticos; produtos alimentícios, indústria automobilística e de autopeças e entretenimento, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira