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18/08/2007 - 12:15

Comprar não é mais "fechar pedidos"

Esta foi uma das principais análises apresentadas no IV Fórum Nacional de Gestão de Compras e Suprimentos que abordou a evolução da área de compras no interior das organizações.

Reunidos para discutir as tendências, ferramentas e as atuais estratégias aplicadas pela área de compras, mais de 300 executivos compareceram ao IV Fórum Nacional de Gestão de Compras e Suprimentos, organizado pela Associação Brasileira de e-business e pelo Instituto Nacional dos Executivos de Suprimentos (Inesup), realizado no dia 14 de agosto, no WTC Hotel em São Paulo.

André Boronat Carbones, gerente de Suprimentos da fabricante de vidros Pilkington, acredita que a área já é reconhecida como estratégica e não mais operacional. "É preciso ter uma visão global sobre os negócios da empresa, mas criar um plano de negócio direcionado ao departamento de compras", explica. Hamilton Bernardo dos Santos representando o Grupo Pão de Açúcar, também analisa a área como sendo estratégica e ressalta a importância em ter um bom relacionamento com fornecedores, controle de aderência e menos cotações.

Outro ponto bastante discutido foram métodos utilizados para a conquista de fornecedores compatíveis com as necessidades da empresa. Para o gerente de Suprimentos da Pilkington, a tendência é possuir poucos parceiros, mas adaptáveis à estratégia de negócio de seu mercado. Para isso, o executivo realizou um workshop para seus principais fornecedores com o objetivo de intensificar parcerias com foco em oportunidades e redução de custos. No encontro, foram apresentadas cerca de 300 idéias e gerados mais de sete projetos. "Conseguimos melhorar a comunicação com nossos fornecedores e proporcionar ganhos a todos os envolvidos", afirma Boronat.

Já Karen Riordan, analista de Suprimentos da Braskem, apresentou o projeto denominado "Galpão A", que tem como finalidade estabelecer um contrato competitivo com um único fornecedor no que se refere aos materiais elétricos, segurança (EPI's), rolamentos, correias e miscelânea. "Com o projeto, conseguimos reduzir os níveis de estoque, ter agilidade no atendimento ao usuário, avaliação por nível de serviço e maior interação com o parceiro", analisa.

Com o objetivo de proporcionar um canal de comunicação objetivo e ágil junto aos seus futuros fornecedores, o banco Itaú criou um site específico para as empresas interessadas em firmar uma nova parceria com a empresa. Após um simples cadastro, o fornecedor consegue acompanhar passo-a-passo seu status de homologação. Segundo o Superintendente de Sourcing do Itaú, Sérgio Lima Chamie, a empresa é analisada por uma série de requisitos que vão até a apresentação de licenças ambientais e comprovação de utilização de madeira certificada. "Todos os nossos fornecedores são submetidos periodicamente à homologação técnica e administrativa. Para termos um negócio sustentável é preciso contar com parceiros preocupados com a sustentabilidade", afirma. | www.ebusinessbrasil.com.br/compras

Perfil da Associação Brasileira de e-Business - A Associação Brasileira de e-Business (e-Business Brasil) é a principal entidade nacional, com foco nas corporações usuárias de e-business. Entre seus objetivos, destacam-se ações para a formulação de propostas de interesse coletivo, discussões sobre otimizações de processos e iniciativas que visam construir e aumentar redes colaborativas e integrativas de negócios. | www.ebusinessbrasil.com.br

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