Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/08/2007 - 12:15

Secretários de Saneamento vão trabalhar em conjunto pela universalização dos serviços

A Secretária de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, Dilma Seli Pena Pereira, é a nova coordenadora do Fórum Nacional de Secretários de Saneamento pelos próximos dois anos. Universalizar o saneamento sem se ater às divergências políticas é a proposta da secretária Dilma para os trabalhos do Fórum que também vai atuar em conjunto em torno da agenda do Programa de Aceleração de Crescimento, o PAC.

A escolha de Dilma para liderar o fórum ocorreu por cosenso durante encontro realizado no Palácio dos Bandeirantes que reuniu 15 secretários de saneamento de todo o Brasil. O Fórum de Secretários vai se reunir em Brasília, nos próximos 15 dias, para um encontro com o ministro das Cidades, Márcio Fortes.

A proposta da Secretária Dilma é trabalhar pela implementação da lei 11.445, que entrou em vigor em fevereiro deste ano e também manter uma constante troca de informação entre os secretários sobre as ações do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, no setor de saneamento. O presidente da Aesbe, Paulo Ruy Carnelli, disse que é fundamental que o fórum de secretários retome as suas atividades principalmente porque há uma agenda importante do setor neste momento como a implementação da Lei e as ações do PAC. Paulo Ruy afirmou que o fórum deve trabalhar unido em torno destes dois temas mais importantes para a universalização dos serviços e o cumprimento das metas do milênio.

Esta foi a terceira reunião da entidade em 2007. A Secretária Dilma Pena, de São Paulo, recebeu os colegas no Palácio dos Bandeirantes. A Secretária Dilma aproveitou também o encontro para apresentar o modelo de agência reguladora que o governador José Serra enviou à Assembléia Legislativa, de acordo com a nova lei do saneamento. "Saneamento tem sido prioridade para o governo de São Paulo, que vem fazendo investimentos volumosos desde metade da década de 90 para despoluir as águas na região metropolitana da capital" explicou ela lembrando que como coordenadora do Fórum pretende trabalhar tecnicamente pela universalização dos serviços e cumprimento das metas do milênio.

A vice-diretoria do Fórum ficou com o Secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Afonso Bandeira Florense; O secretário-executivo é José Carlos Barbosa, presidente da Companhia de Saneamento de Mato Grosso do Sul, que vai acumular a diretoria do Centro-Oeste.

As demais diretorias ficaram assim representadas: região Norte: Ana Suely Maia de Oliveira, Secretária de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional do Pará; Sul: Stefanio Sales Jacob, diretor presidente da Sanepar; Sudeste: Luiz Fernando de Souza, Secretário de Obras do Rio de Janeiro de Janeiro e Nordeste: Osvaldo Alves do Nascimento Filho, Secretário de Infraestrutura de Sergipe. Após almoço do Palácio, os secretários visitam a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Sabesp e irão conhecer detalhes do Projeto Mananciais, cujos investimentos expressivos de mais de R$ 1 bilhão incluem recursos do Estado, do governo federal, da prefeitura de São Paulo e do Banco Mundial.

A Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais - Aesbe é uma entidade civil sem fins lucrativos, constituída por 24 Companhias Estaduais de Saneamento Básico. Essas empresas atendem 103 milhões de pessoas com abastecimento de água, em 3919 municípios. Também prestam serviços de esgotamento sanitário a 45 milhões de pessoas, em 893 municípios.

A associação está em atividade desde 1985 e nos seus quase vinte anos de existência vem desenvolvendo ações voltadas às questões do saneamento básico, discutindo e apresentando matérias variadas aos diversos fóruns, visando a evolução do setor. | www.aesbe.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira