Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/08/2011 - 08:41

Exercícios físicos ajudam a parar de fumar

Conscientização e exercícios podem ser coadjuvantes na luta contra o vício de tabaco.

Dia 29 de agosto (segunda-feira), é comemorado o dia nacional de combate ao fumo. A conscientização dos males do tabaco é essencial para auxiliar no combate ao vício. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente, o cigarro é responsável pela morte de três milhões de pessoas por ano. O número assusta e, por isso, tem sido cada vez mais constante a busca de alternativas por parte de fumantes para se livrar de vez do vício e ficar de bem com a saúde. Uma das formas que se destaca e já é vista como principal válvula de escape para largar o tabagismo é praticar atividades físicas.

Antes mesmo de buscar alguma academia ou começar a se exercitar sozinho, o fumante que deseja trocar o uso do cigarro por atividades físicas deve seguir o protocolo. Ou seja, recomenda-se passar por exames de rotina para saber qual a realidade do seu estado físico. Márcio Aldecoa, professor de educação física da LIFE PQV, empresa especializada em prestação de serviços ligados à qualidade de vida, alerta que "Fumante ou não, é indicado verificar as condições físicas antes de iniciar qualquer atividade. O check-up dá segurança para saber seus limites e, claro, conseguir efetuar as atividades sem prejudicar a saúde".

O especialista enfatiza que após a liberação para realizar exercícios, o primeiro passo é começar de forma regrada para que o organismo possa reagir positivamente. Ainda mais no caso do fumante, pois sua capacidade respiratória é defasada. Aldecoa explica que "o cigarro baixa a capacidade do ser humano com relação à capacidade cardiorrespiratória. Por isso, o fumante pode encontrar alguma dificuldade no início da jornada de atividades. Mas, com o passar do tempo e os exercícios seguindo uma regularidade, o processo de melhora da capacidade física é mais claro".

O profissional complementa que os exercícios que mais ajudam quem deseja jogar para escanteio o vício do cigarro são os exercícios aeróbicos. "Eles são certeiros na melhora do fôlego. Assim, atividades como natação, caminhada, corrida e ciclismo, entre outros que também são aeróbicos, auxiliam na melhora respiratória".

Sobre a eficácia ou não das atividades como forma de ajudar a parar de fumar, o professor de educação física acredita que os exercícios ajudam sim a deixar o uso do cigarro, porém, deve-se dar continuidade no processo após constatar o resultado. O profissional ainda ressalta: "A prática do exercício físico estimula a produção de endorfinas que dá a sensação de bem-estar no primeiro momento. Com o tempo, automaticamente, melhora também a autoestima. Mesmo assim, para que isso ocorra, leva determinado tempo. Mas vale ressaltar que o tratamento do cigarro é multidisciplinar, ou seja, requer acompanhamento de pneumologista, cardiologista e psicólogo, entre outros profissionais da saúde.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira