Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/08/2011 - 09:33

Feira de Energia tem mais de 80% dos espaços comercializados

Primeira edição da Powergrid Brasil, de 19 a 21 de outubro de 2011, em Joinville/SC, reúne produtos e serviços focados na eficiência energética.

A primeira edição da Powergrid Brasil – Feira e Congresso de Energia, de 19 a 21 de outubro, em Joinville/SC, reúne as principais novidades do setor em produtos, tecnologia, infraestrutura e serviços focados em consumo eficiente de energia, oportunidades para compra de energia e sustentabilidade. Mais de 80% da área da feira já está comercializada, abrangendo diferentes fornecedores de produtos, comercializadoras para o mercado livre, geradoras de energia, concessionárias, entre outros produtos e serviços destinados às indústrias, construtoras e incorporadoras, poder público e consumidores em geral. A expectativa é reunir cerca de 100 expositores na feira e atrair um público de 5.000 visitas.

“Estar a par das tecnologias e conhecer os fornecedores adequados é crucial para a competitividade das organizações e a consciência e investimentos em soluções eficientes é cada vez maior entre todas as categorias de consumidores”, diz Glauco Côrte, presidente da FIESC. “Queremos promover a exposição de produtos e serviços e a disseminação do conhecimento para o uso racional e eficiente de energia nas indústrias, edificações, cidades e consumidores em geral”, comenta Luiz Felipe Lepeltier, gerente comercial da Messe Brasil

A Powergrid Brasil é uma iniciativa da Federação das Indústrias de SC (FIESC), no papel de realizadora, e da Messe Brasil, como organizadora, diante de uma necessidade do mercado de identificar as melhores soluções de eficiência energética, tecnologias e infraestrutura. Conta com o apoio institucional da Celesc e patrocínio do SESI, Senai e Tractebel. Em paralelo a feira acontece o congresso voltado para profissionais e empreendedores interessados em melhorar a eficiência energética das organizações.

Algumas novidades na feira- A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia, apresenta soluções de avançada tecnologia para cinco mercados: energia & infraestrutura, industrial, predial, residencial e data centers & networks. Fundada em Creusot, na França, em 1836, a empresa possui atualmente mais de 110 mil colaboradores, com operações em cerca de 100 países e, em 2010, registrou faturamento de 20 bilhões de euros. No Brasil, está presente há mais de 60 anos, contando atualmente com 4.500 colaboradores e uma estrutura de nove unidades fabris situadas em Guararema (SP), Sumaré (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Blumenau (SC), Caxias do Sul (RS), Manaus(AM) e duas na cidade de São Paulo.

A Ritz do Brasil, especializada na fabricação de equipamentos de segurança no setor elétrico, expõe as coberturas protetoras removíveis Phoenix, para proteção de circuitos energizados até 38 kV fase/fase. As coberturas evitam contato fase-fase ou fase-terra que podem ser provocados acidentalmente por animais, provocando desligamentos indesejados e danos nos equipamentos elétricos. Fabricado com plástico flexível, especialmente moldado sob encomenda, o produto atende os mais variados tipos e condições de aplicação.

Especializada em soluções para eletrônica industrial, geração de energia, automação e serviços, a Automatronic aproveita a Powergrid Brasil para fortalecer a marca no mercado brasileiro. A empresa leva para o estande a apresentação de produtos próprios para controle de hidrogeradores, além da linha de seriados, como reguladores de tensão e velocidade, relés de sincronismo e carregadores de baterias. Até o momento a estratégia de mercado da empresa foi direcionada para o mercado de geração de energia por meio do desenvolvimento de novos produtos. “Em função do potencial industrial de Joinville e região, acreditamos poder contribuir também, com soluções na área de equipamentos e serviços para a área elétrica e de automação industrial”, aposta Cleber Sebaje, gerente comercial da Automatronic.

A Comerc Energia aproveita o evento para esclarecer os serviços oferecidos e discutir questões relevantes para o mercado livre de energia na região. “Apenas em 2010, a região Sul foi responsável por 17% do consumo industrial de energia elétrica do País. A região tem papel importante nos negócios da Comerc, que faz a gestão do consumo de energia de 60% das unidades de consumo industrial de Santa Catarina”, explica Cristopher Vlavianos, presidente da Comerc Energia. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Estado tem atualmente 72 consumidores livres. Além da representatividade da região, é notável a variedade de setores industriais que participam do mercado livre de energia na região Sul. Essa diversidade pode ser observada na apuração do Índice Setorial Comerc, divulgado mensalmente pela Comerc Energia a partir da análise do consumo de energia das unidades sob gestão da empresa. Apenas na região Sul, o Índice mede o consumo de indústrias de setores como têxtil, couro e vestuário, alimentos, eletroeletrônicos, materiais de construção civil, papel e celulose e eletromecânica.

A fabricante de hidromecânicos para UHEs e PCHs, Demuth Energy, participa da feira com a estratégia institucional de fortalecer a marca no mercado. “A participação na Powergrid Brasil possibilita contato com os nossos clientes e empresas do ramo de energia, além de consolidar a nossa atuação no mercado", afirma Wilson Hennemann, supervisor comercial da Demuth. Com atuação em vários projetos, a empresa está em fase de ampliação de sua unidade fabril e prevê aumentar a capacidade produtiva em aproximadamente 50%.

Líder no mercado brasileiro de soluções para controle de energia, a Grameyer está de olho nas novas oportunidades de mercado. A expectativa da empresa para 2011 é crescer cerca de 30% e ampliar a linha de produtos de medidores digitais, com investimento estimado em R$ 5 milhões. “A Powergrid é uma oportunidade para divulgar os projetos desenvolvidos pela Grameyer e de contatar potenciais clientes que tenham interesse em investir em projetos de controle de energia em suas unidades industriais, estruturar novas plantas ou contratar serviços relacionados”, comenta Alceu Grade, presidente da Grameyer. A empresa leva para a feira seu portfolio de produtos que abrange medidor de energia residencial com rede integrada (smart grid), regulador digital de tensão para máquinas síncronas, regulador digital de velocidade para turbinas hidráulicas, carregadores de bateria, relé de sincronismo, PCH integrada de container e regulador de tensão. A Grameyer possui know-how completo para novas soluções e retrofit em CGHs, PCHs, UHEs e vários segmentos da indústria, incluindo os que utilizam geradores a diesel ou gás natural.

O Grupo Enebras Energia participa da feira com as unidades Enebras Projetos, Enebras Hydro e Enebras Tecnologia, com o objetivo de divulgar soluções em produtos e serviços para o segmento de geração de energia. “A participação na feira é fundamental para ampliar a rede de contatos e estreitar relacionamento com empresas parceiras e clientes, além de buscar novos negócios”, comenta Clairto Luiz Zonta, diretor comercial da Enebras. A empresa vem de um período de resultados positivos e superou as metas e expectativas planejadas para 2010.

“Nossas perspectivas para 2011 são positivas, considerando que o segmento de geração de energia está em constante crescimento e a empresa está explorando potenciais projetos”, aposta Alemberg Lescano Dantas, também diretor comercial da Enebras. Entre os planos de crescimento do grupo estão projetos para novas instalações, dispondo de produtos diferenciados e competitivos.

.[Powergrid Brasil 2011 – Feira e Congresso de Energia, de 19 a 21 de outubro de 2011, das 14 às 21 horas, no Centreventos Cau Hansen – Joinville/SC.Realização: FIESC. Organização: Messe Brasil].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira