Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/08/2011 - 10:05

Vendas de carros desaceleram

As vendas de carros neste mês de agosto começam a dar demonstração de desaceleração. Na verdade, as vendas de autos nas concessionárias nos últimos dois meses não estavam lá grandes coisas. Os indicadores revelavam crescimento do licenciamento nacional, mas provavelmente impactado pelas vendas diretas a frotistas e governos.

Concessionários de varias regiões do país demonstravam, nos últimos meses, insatisfação do volume de vendas no varejo e a queda da rentabilidade, já que as vendas diretas quase sempre oferecem margens menores. As fortes promoções de fábricas dos últimos dois meses garantiram o bom desempenho do mercado. No entanto, os sinais claros de que o setor está desacelerando vem das próprias montadoras que anunciaram medidas preventivas na última semana.

Primeiro pronunciamento veio da GM que anunciou férias de duas semanas para 300 funcionários em São José dos Campos e cortou três sábados de trabalho adicionais que estavam previstos para a fábrica de Gravataí (RS), nos meses de agosto e setembro. Com as novas medidas, a montadora norte americana deixará de produzir cerca de 3,8 mil carros.

A Volkswagen, por sua vez, está fazendo ajustes na produção a fim de se adequar a queda de demanda. Na maior de suas plantas, onde são os modelos Gol, Saveiro, Polo, Kombi e Parati, foram suspensos três sábados de trabalho programados para julho e agosto, com isso a Volkswagen deixou de produzir 3 mil carros.

Pode ser apenas uma desaceleração momentânea, mas se durar por mais de três meses haverá muitos problemas com a distribuição, já que o mercado vinha crescendo fortemente e, naturalmente, muitos investimentos foram realizados para acompanhar a demanda crescente por carros novos.

Além disso, caso o desaquecimento das vendas seja duradouro e atinja mais fortemente o setor de usados, a situação poderá ficar mais crítica, pois quase sempre em épocas de queda de vendas de unidades novas a rede encontra-se estocada de seminovos, o que poderá comprometer o capital de giro das empresas de varejo.

O fato é que, os estoques de carros novos que há três meses atrás estavam em torno de 26 dias, no dia 20 deste mês encontra-se bem próximo dos 40 dias. Caso o mercado não reaja rápido, não será nenhuma surpresa se na virada do mês ela estiver próximo aos 50 dias de cobertura. O quadro, no entanto, poderá ser muito bom para o consumidor que terá muitas promoções e boas ofertas para levar para casa um modelo OKM.

Pense nisso e ótima semana.

. Por: Evaldo Costa, escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil | Blog: www.carroeletriconews.blogspot..com | Site: www.icbr.com.br | E-mail: [email protected] | Siga no Twitter/LikedIn/Facebook/Orkut: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira