Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2011 - 11:26

Governo do Estado articula convênio para capacitar metalúrgicos nos sindicatos

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Prominp, Firjan e representantes de trabalhadores fazem parceria inédita.

Rio – Trabalhadores fluminenses serão capacitados para as indústrias naval e metalmecânica pelo Programa Nacional de Qualificação Profissional do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural) dentro de instalações sindicais. Para isso, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, o Prominp, o Sistema Firjan (via Senai), o Sindicato de Metalúrgicos de Angra dos Reis e a Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos de Niterói assinaram hoje convênio visando assegurar e acelerar a capacitação de profissionais em funções como soldador, caldeireiro, maçariqueiro, encanador, riscador, mecânico de manutenção, chapeador e eletricista.

- É a primeira vez que representantes de trabalhadores são inseridos nas discussões sobre qualificação do Prominp. Isso é muito importante, pois eles são os maiores interessados e conhecem a fundo as demandas dos empregadores e dos trabalhadores do setor. Com essa mudança, a qualificação profissional será muito mais eficiente – avaliou a subsecretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Renata Cavalcanti, que também preside o Fórum Estadual Prominp Rio de Janeiro.

O vice-presidente do Sistema Firjan, Raul Sanson, comemorou o convênio e ressaltou que a fase do fortalecimento da indústria naval já foi ultrapassada, faltando agora focar em redução de prazos e melhoria da qualidade. “Para isso, precisamos capacitar trabalhadores. O convênio é importante por dar oportunidade também a quem não está empregado”, disse o executivo.

- Angra dos Reis recebe muito bem esse convênio, pois necessitávamos muito de um projeto desses de qualificação de mão de obra no município. Hoje, realizamos praticamente reparos e os trabalhadores ficam ansiosos devido aos prazos curtos dos seus contratos – explicou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis, Hélio Severino.

Para o assessor de Qualificação Profissional do Prominp, Guilber Dumans, o Fórum Estadual do Prominp está trazendo várias inovações, como a participação dos trabalhadores no debate. A idéia é levar, posteriormente, as experiências daqui para outros estados.

Até o fim do ano, o Promimp vai treinar quatro mil trabalhadores que já foram selecionados no estado. Com o convênio que prevê o uso das instalações dos sindicatos parceiros, essa qualificação fica assegurada, pois é grande a demanda por salas de aula. Até o fim do ano, o Programa fará nova seleção de profissionais para serem capacitados. [www.prominp.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira