Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/08/2007 - 12:34

Curta Domingo no Mamam

O período da ocupação holandesa no Brasil será desvelado aos recifenses através do olhar peculiar de uma artista. Neste Curta Domingo no Mamam de 19.08, a partir das 15h, o filme Maurits Script , de Wendelien Van Oldenborgh, irá apresentar textos escritos por Nassau no período da invasão dos holandeses e uma discussão contemporânea sobre seu legado. Eles são lidos por pessoas de várias nacionalidades, à maneira de um ensaio, como se se tratasse de um script de uma peça teatral. Na leitura, são reveladas as impressões do Conde holandês sobre aspectos como a escravidão, o relacionamento dos portugueses com os indígenas, os aspectos físicos da terra e da cidade e, o mais importante, a economia voltada para o cultivo da cana-de-açúcar. Ao final, os participantes da leitura trocam impressões sobre tópicos como imigração, racismo e amnésia histórica.

Após a exibição do filme, será aberto o debate sobre as questões abordadas por Nassau, com a participação de especialistas e também da platéia. A discussão será acompanhada por Wendelien, que estará filmando todas as reações dos expectadores recifenses, na tentativa de fazer um paralelo das impressões de holandeses, brasileiros, africanos e todas as etnias envolvidas nesse intercâmbio cultural entre Brasil e Holanda. Haverá ainda, a partir das 17h30, apresentação de break dance com os grupos Nação Break , Zona Norte e o grupo feminino Rosas Urbanas como continuação da programação de agosto, focada no diálogo com a periferia e todas as suas expressões criativas.

Curta Domingo no Mamam, dia 19 de agosto, às 15h, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Rua da Aurora, 265. R$ 1,00 [professores e alunos da rede pública, maiores de 65 e menores de 05 anos tem entrada gratuita]. Mais informações [email protected] | Telefones: (81) 3232-2188/3232-1694

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira