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27/08/2011 - 13:16

Chile: potencial de exportação nos setores de alimentos e bebidas

Nos últimos rankings internacionais divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Banco Mundial e Economist Inteligence Unit, o Chile é considerado um dos países mais estáveis, competitivos e seguros da América do Sul, sendo assim, uma nação com grande potencial para negócios.

O bom desempenho é comprovado pelo crescimento de 5,2% registrado em 2010, e suas exportações totalizaram US$ 71 bilhões, 32,2% a mais do que em 2009, tendo como principais compradores China, União Europeia, Japão e Estados Unidos.

Um dos grandes pilares do comércio exterior chileno, o setor de alimentos e bebidas exporta anualmente mais de US$ 11 bilhões e tem a perspectiva de alcançar a marca de US$ 20 bilhões em 2015.

O Chile está integrado aos novos hábitos alimentares adotados em outras partes do mundo, e utiliza este conhecimento e tecnologia em sua produção agrícola e na formação do produto final. O país andino é líder na exportação de frutas frescas e alimentos processados, seguidos pelo salmão, vinho, frutos do mar e carnes.

Conhecido mundialmente, o setor pesqueiro gerou mais de US$ 3,5 bilhões em 2010 e notabiliza-se pela variedade de peixes e frutos do mar, uma vez que a região apresenta estrutura natural e indústria focada na qualidade da produção. No Brasil 100% das importações de salmão fresco foram provenientes do Chile.

A exportação de frutas abrange mais de 70 mercados, tendo como maiores compradores os Estados Unidos e a Europa. Dentre os produtos comercializados, maçãs e uvas de mesa somam 50% das exportações totais de frutas frescas. Segundo maior provedor de maçãs e kiwis frescos e ameixas secas para o Brasil, o Chile também exportou 47% das uvas frescas e 41% dos molhos de tomates consumidos pelos brasileiros.

Do total de vinhos importados comercializados pelo Brasil 32,7% são provenientes do Chile. O país conta com vinhas em mais de 1,2 mil quilômetros de seu território, ocupando os mais variados tipos de solos e perfis de produtores, resultando em vinhos de diferentes sabores e aromas. Toda essa preocupação nos processos de produção faz com que a bebida chilena seja procurada em mais de 100 países, somando mais de US$ 1,5 bilhão em exportações para o mundo.

Com alimentos em conserva, desidratados, congelados e sucos, a produção de frutas e hortaliças processadas, o país conta com mais de 200 indústrias e é um mercado que ganhou notoriedade na última década, exportando em 2010 US$ 1,37 bilhão, um crescimento de 290% em relação a 2000.

Nesse segmento o Brasil é um grande importador de produtos chilenos. Apenas em 2010, 95% das framboesas congeladas vieram do Chile, assim como 85% das cerejas em conserva e 94% de nozes e suco de uva. Sal de cozinha e maçãs desidratadas também têm destaque nas importações, com 85% e 77% respectivamente.

Com mais de US$ 12 milhões exportados, o azeite de oliva é um produto que vem ganhando respeito no mercado internacional e já conquistou prêmios na Itália e Estados Unidos.

Esses são apenas alguns números que fazem deste o país mais bem-sucedido da América do Sul. Todo esse potencial será apresentado durante o festival Sabores do Chile, que será realizado em São Paulo, nos dias 29 e 30 de agosto, com a presença de autoridades chilenas, que falarão sobre o contexto das relações internacionais do país. O diretor do ProChile Brasil, Félix de Vicente Mingo, abordará as novas oportunidades de exportação, uma vez que o Chile está em 16º na lista de países que mais exportam no mundo.

.[ Rodada de Negócios, dia 30 de agosto (terça-feira),das 9 às 17h30,no Hotel Grand Hyatt São Paulo, Av. Nações Unidas, 13.301 – Brooklin – São Paulo. Agendamento com: [email protected]; [email protected]; [email protected] ].

Exportação chilena é tema de seminário na Fecomercio-SP- O ProChile, Escritório Comercial do Chile no Brasil, traz a São Paulo o seminário “Chile: País Plataforma para Oportunidades Comerciais e de Investimento”. O evento, que será realizado no dia 29 de agosto, no auditório da Fecomercio-SP, é parte do Sabores do Chile, evento destinado a promover o potencial de negócios entre os dois países sul-americanos.

O seminário contará com a presença de autoridades chilenas que falarão sobre o contexto das relações internacionais do país. O diretor do ProChile Brasil, Félix de Vicente Mingo, abordará as novas oportunidades de exportação, uma vez que o Chile está em 16º na lista de países que mais exportam no mundo.

Para falar da atração de investimentos no Chile e a logística industrial, o convidado será Juan Antonio Figueroa, chefe da Divisão de Promoção do Desenvolvimento do Corfo, agência chilena de desenvolvimento econômico e fomento ao investimento estrangeiro no país. Figueroa também apresentará o InvestChile, programa criado em 2000 para apresentar o potencial do país para investimentos de empresas estrangeiras e que até o final do ano contará com um escritório em São Paulo.

A abertura será feita pelo embaixador do Chile no Brasil, Jorge Moreno, seguido pelo vice-presidente da Fecomercio-SP, Ruben Medrano. Com vagas limitadas, é necessário confirmar presença com Thelma Varrachio pelo e-mail [email protected].

.[ Fecomercio-SP, das 9 às 12 horas, Rua Doutor Plínio Barreto, 285 – Bela Vista – São Paulo (SP)| Inscrição: [email protected] ].

Sabores do Chile- O evento Sabores do Chile, que acontecerá em São Paulo nos dias 29 e 30 de agosto, tem como objetivo promover, diversificar e aumentar as exportações chilenas nos setores de alimentos e bebidas. Tem como públicos-alvo importadores, distribuidores, varejistas, atacadistas e redes hoteleiras.

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