Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2011 - 13:33

Hydronorth lança sua linha Ecopintura na exposição GreenBuildiing Council

Como membro associada do Green Building Council Brasil, a fabricante de tintas Hydronorth escolheu a segunda edição da GreenBuilding Brasil Conferência Internacional & Expo, entre os dias 29 e 31 de agosto (segunda a quarta-feira), para o lançamento da primeira linha brasileira de produtos sustentáveis para a construção civil. São seis produtos que utilizam matérias-primas de fontes renováveis e emitem menos COV, são inodoros, rendem mais e promovem alta luminosidade. A Hydronorth participa da segunda edição do evento como expositora e conferencista.

Ao completar 30 anos de atividades, a fabricante de tintas e demais produtos para cobertura de superfícies, Hydronorth, com unidade fabril no norte do Paraná, é a prova que crescimento rima com sustentabilidade. Desde 2007 a empresa registra aumento no faturamento anual e fechou o ano de 2010 com o resultado de R$ 100 milhões e produção de 7 milhões de litros. Esse crescimento é resultado de investimentos constantes em tecnologia e novos produtos.

A análise do mercado da construção civil mostrou-se fundamental para que a Hydronorth criasse uma linha totalmente voltada para construtoras que querem viabilizar obras sustentáveis. Trata-se da linha Ecopintura Hydronorth, composta por:.Telhado Branco® - Revestimento impermeabilizante para telhados e coberturas |. Ecopintura Tinta Acrílica Premium|. Esmalte Base D´água Premium|.Verniz Base D´água |.Massas Ecológicas (interior e exterior) |.Revestimento Acrílico Graffiato Ecológico.

Entre os benefícios: . Baixo COV (Compostos Orgânicos Voláteis)|. Sem odor (três horas após aplicação)|. Alta luminosidade, proporcionando amplitude aos ambientes e conseqüente economia de energia elétrica |. Rendimento superior, pintando mais metros quadrados por litro de produto, melhorando a relação custo-benefício da pintura no projeto.|. Tecnologia que inibe a ação de germes, fungos, bactérias, microorganismos e algas|.Secagem final em oito horas, reduzida a 1/3 do tempo das tintas convencionais, o que maximiza a produtividade na obra.|. Utilização de matérias-prima de fontes renováveis e não base petróleo.

O gerente de Marketing da Hydronorth, Fábio Munhoz, acredita que o lançamento da linha Ecopintura prova que alguns fornecedores da indústria da construção civil estão atentos às demandas atuais desse mercado. “A tecnologia empregada na Ecopintura é a prova de que alguns fabricantes podem ser importantes aliados das construtoras que querem executar obras certificadas”, explica Fábio. No Brasil, uma obra pode ser considerada sustentável, também a partir do selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedido pelo GBC - Brasil.

A construção civil é responsável por 25% da emissão de gases na atmosfera, segundo pesquisas do Green Building Council (GBC). A análise também aponta que o segmento consome 42% da energia disponibilizada, 21% da água tratada e é responsável por gerar de 60 a 70% do lixo (entulho) no Brasil. Ainda segundo o estudo, esses desperdícios de recursos representam entre 11 e 15% do custo total da obra. Em contrapartida, a construção civil movimenta 9,2% PIB e canaliza 43% dos investimentos nacionais. Portanto, trata-se de um nicho de mercado que precisa seguir crescendo. Telhado branco

Dentro de sua linha Ecopintura, a Hydronorth destaca o lançamento do produto Telhado Branco® - revestimento impermeabilizante para telhados e coberturas. A solução proporciona conforto térmico e alta refletância de luz. Também protege contra efeitos nocivos que diminuem a vida útil das telhas e lajes, como algas, fungos e umidade, mantendo a integridade e a beleza dessas superfícies por períodos mais longos. Assim como outros três outros produtos da linha – Tinta Acrílica Premium; Esmalte Base D´água Premium; e Verniz Base D´água – o Telhado Branco® contém Bio-Pruf™, tecnologia desenvolvida pela Dow que combate a proliferação de microorganismos como fungos, algas e bactérias em produtos plásticos e materiais de construção, como tintas e resinas. Quando aplicada na formulação, Bio-Pruf evita contaminação e deteriorização tanto dos próprios produtos quando de superfícies onde são aplicados.

“Buscamos no mercado empresas que tivessem tecnologia de ponta para nos ajudar no desenvolvimento da Ecopintura, além do conceito de sustentabilidade em seus valores”, comenta o diretor executivo da Hydronorth, Matheus Góis.

O Telhado Branco® tem por característica formar uma membrana protetora elástica (elastomérica), resistente e duradoura, que permite sua utilização em telhados e lajes, onde as condições de exposição ao meio ambiente são extremas: alta incidência de raios solares (UV), água e umidade, além das alterações de temperatura. “Também proporciona resistência e flexibilidade para acompanhar os movimentos de expansão e contração do substrato sem trincar, garantindo durabilidade”, completa Fábio. “As novas práticas da construção civil requerem produtos e tecnologias avançadas como essa solução Hydronorth.”

O Projeto de Lei 615/2009, mais conhecido como Lei do Telhado Branco, do Governo paulistano vai de encontro a uma das campanhas mundiais do GBC, que prevê a diminuição da temperatura de regiões com grande concentração de construções. Trata-se da proposta One Degree Less, que contempla – entre outros fatores – a pintura dos tetos de edifícios comerciais, residenciais e industriais de branco. Segundo pesquisas do GBC, o Telhado Branco reduz a temperatura, combate o excesso de dióxido de carbono e evita o aquecimento global. Além disso, o revestimento pode promover a diminuição em até 6ºC no interior do imóvel e de aproximadamente 18ºC na superfície do telhado ou da laje. Entre algumas vantagens apontadas pela organização está: a reflexão dos raios solares de volta para o espaço, a redução no consumo de energia de ar-condicionado e equipamentos de ventilação, o combate às variações climáticas prejudiciais e a manutenção e integridade de edificações. Para se ter uma ideia dos benefícios que a prática pode alcançar, dados da Environmental Energy Technologies Division, dos Estados Unidos, mostram que os revestimentos brancos são capazes de refletir de 70 a 80% da energia do sol e diminuem o gasto com ar condicionado em até 20%.

Emirados Árabes, Índia, Japão são exemplos de países cujos governos apóiam a utilização de telhados reflexivos. Nos Estados Unidos a prática já existe desde a metade do século passado, quando os condicionadores de ar ainda não eram muito comuns. Desde que foi lançada, em 2009, a ação já estimulou a pintura de mais de 450 mil m² de telhados brancos no mundo, o que equivale a retirada de 45 mil carros de circulação ou 45 mil toneladas de gás carbônico da atmosfera.

No dia 30 terça-feira), às 14h, o gerente de Marketing da Hydronorth irá ministrar a palestra Novas Tecnologias de Pintura para Green Buildings. Fábio irá falar sobre os investimentos em pesquisa e desenvolvimento que geraram a criação do Telhado Branco™.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira