Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2011 - 13:42

Florestal & Biomassa

Congresso discutirá a importância do pinus na Construção Civil. Especialista destaca benefícios da espécie desde a estruturação externa à decoração .

“A madeira de pinus é uma excelente matéria-prima para a construção civil”. Essa é a afirmação do professor e engenheiro civil Rodrigo Figueiredo Terezo, do Departamento de Engenharia Florestal da UDESC – Lages (SC). Segundo o especialista, além de ser um recurso construtivo 100% renovável, possui diversas aplicações, desde uma estruturação pesada externa a detalhes simplesmente decorativos.

O professor, que tem experiência profissional em renomados laboratórios de pesquisa em produtos florestais, vai participar do 3º Congresso Internacional do Pinus, evento técnico que integra a programação do Encontro Latino-americano de Base Florestal e Biomassa, que será realizado em Lages (SC), de 17 a 18 de novembro de 2011. Na palestra “Tecnologia e Qualidade para Produtos em Pinus voltadas ao Mercado da Construção Civil”, Terezo vai abordar os principais mercados da construção civil, os produtos em pinus mais consumidos, a tecnologia e o controle de qualidade necessária para esses produtos.

Segundo Terezo, a construção civil é responsável, desde 2001, por mais de 15% do PIB (Produto Interno Bruto) do país. Os setores de edificações e construções pesada respondem por cerca de 10% do PIB e, dentro desse, estima-se que a construção de edificações residenciais represente um montante entre 6% a 9%. “Esse mercado está consumindo, cada vez mais, mercadorias com elevado grau de industrialização e pré-fabricação. Isso se deve ao fato da falta de mão de obra treinada, maior controle de qualidade e garantia do serviço, bem como os prazos mais curtos de execução de obras”, esclarece o engenheiro.

Para se ter um bom resultado e aproveitamento da madeira, de acordo com o professor, é preciso conhecer as características físicas e mecânicas da espécie, como densidade e teor de umidade, a origem, bem como as propriedades que a obra exige. Uma madeira fácil para se trabalhar, o pinus possui fácil secagem e oferece diversos benefícios como bom acabamento. “O compensado de pinus, por exemplo, é amplamente utilizado em fôrmas para concreto armado, podendo ser reutilizados com maior frequência, de quatro a seis vezes, no período de cura do concreto. Já os produtos dessa espécie empregadas em portas, forros, batentes, entre outros, que ficam no interior da construção, têm sua vida útil longa quando utilizados corretamente e protegidos da umidade”.

O estabelecimento e o manejo de florestas plantadas de pinus vêm possibilitando o abastecimento de madeira que, anteriormente, era suprido com a exploração do pinheiro brasileiro. Assim, essa prática estabeleceu-se como uma importante aliada dos ecossistemas florestais nativos, pois vem suprindo uma parcela, cada vez maior, da necessidade atual de madeira e preservando o meio ambiente.

Terezo ainda destaca a importância da Silvicultura para a sociedade. “Segundo dados da Sociedade Brasileira de Silvicultura (SBS), o cálculo da mão de obra empregada em floresta plantada considera um emprego mobilizado, para cada 10 hectares em implantação; um emprego permanente, para 20 hectares em manutenção; e um emprego na fábrica, para cada dois, na floresta. Com base nesses dados, é possível projetar o significativo nível de emprego gerado no meio rural, bem como a manutenção dos remanescentes nativos de florestas. Entretanto, as políticas públicas não enxergam as florestas plantadas e os reflorestamentos como uma excelente solução para a diminuição da pobreza no Brasil e da exploração das matas nativas”, finaliza Terezo.

Florestal & Biomassa- A realização do Florestal&Biomassa é do Sindimadeira de Lages e da Associação Rural de Lages, com promoção e organização da Hannover Fairs Sulamérica Ltda, empresa do grupo alemão Deutsche Messe AG, maior organizador de feiras do mundo, sediado em Hannover. O evento será realizado no Parque de Exposições Conta Dinheiro.

Além do Congresso, o encontro terá ainda o Fórum Brasileiro de Biomassa Florestal e a exposição de insumos e produtos da silvicultura, máquinas e equipamentos para as indústrias de madeira, papel e celulose e biomassa. A EXPO Florestal&Biomassa será dividida em um setor interno e outro externo, com Show de Dinâmica de Movimentação de Toras e pátio de madeira. [www.florestalbiomassa.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira