Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2011 - 13:51

Siemens apresenta soluções completas para eficiência energética na Fenasucro & Agrocana 2011

À medida que a energia elétrica deixa de ser um subproduto das usinas de cana e passa a ser uma produção economicamente viável, o setor sucroalcooleiro investe, cada vez mais, em novas tecnologias que possibilitem a contenção de energia, com foco no aumento das vendas. E para atender essa grande demanda da indústria por geração mais produtiva a custos mais eficientes, a Siemens leva à Fenasucro & Agrocana 2011 (XIX Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira) soluções que oferecem maior eficiência energética e redução de custos operacionais para toda a cadeia de produção das usinas, desde a cogeração e automação, até a eletrificação. O evento acontece de 30 de agosto a 2 de setembro, em Sertãozinho (SP).

“O potencial desse mercado é bastante significativo, pois, além de fonte adicional de receita, ao transformar o bagaço em energia térmica e elétrica, a cogeração pode representar a oportunidade de renovação da estrutura da usina, com investimentos em novas máquinas e equipamentos mais modernos e eficientes”, conta Jorge Balanin, gerente da Siemens. Segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única), para a safra brasileira de 2020/2021, com produção estimada em um bilhão de toneladas de cana, o potencial para geração de bioeletricidade apenas com o bagaço é de 7.600 MW médios, chegando a 14.400 MW médios com a utilização também da palha.

De olho nessas oportunidades, a Siemens mostrará, durante o evento, como suas instalações no Brasil estão prontas para suprir as necessidades locais. Exemplo disso é o aumento da capacidade de produção nacional de rotores de turbina de alto desempenho em seu complexo fabril de Jundiaí (SP).

A empresa tem, hoje, capacidade de produzir equipamentos com o dobro de potência (80 MegaWatts) devido à instalação de nova balanceadora de rotores em alta velocidade à vacuo, enquanto as áreas de serviços realizam o balanceamento para todos os tipos de turbinas e compressores industriais para Açúcar e Etanol. “Somos capazes de fornecer soluções integradas de automação, geração e transmissão de energia sob medida para a realidade das usinas brasileiras”, completa.

As soluções Siemens presentes na Fenasucro: . Turbina SST-300: equipamento de condensação de alta performance e com tomadas de vapor para ciclo regenerativo. Essa solução proporciona um aumento de eficiência global do ciclo termodinâmico e permite uma maior quantidade de energia gerada com a mesma quantidade de combustível.

.Linha de turbinas a vapor SST 400 e 600: desenvolvida por engenheiros brasileiros e alemães para o mercado de açúcar e etanol, propicia a geração de energia a partir de fontes renováveis. As turbinas trabalham com vapor de alta pressão e temperatura específica para cada projeto, que garantem alta eficiência para um bom aproveitamento da biomassa para a geração de energia.

.Duas linhas de motores elétricos: a primeira, de baixa tensão, que contém extenso portfólio de produtos e soluções de motores desde 0,13kW até potência 4000 kW. A segunda linha apresentada se refere à média e alta tensão, que oferece soluções para as mais diversas aplicações na indústria sucroalcooleira.

A área de automação da Siemens apresentará também soluções que podem ser aplicadas em toda a estrutura fabril da usina. O processo envolve as funcionalidades do software de gestão industrial Simatic IT – e o case MESAGRO (que consolida as ações em relatórios gerenciais em um web portal), além de um kit simulador de processo, que contém todo o portfólio integrado no Sistema de Controle DCS - PCS7 e evidencia os recursos de Gerenciamento de Alarmes, Segurança de Processo, Gerenciamento de Ativos e Controle Avançado de Processo (APC). O visitante pode clicar em links de cases reais que permitirá navegar em Usinas Online que se baseiam nos dois sistemas que a Siemens dispõe Simatic S7 e a plataforma de visualização Simatic WinCC ou PCS7.

.Transformador GEAFOL: isento de manutenção por oferecer três anos de garantia, o produto é considerado pelos usuários o melhor do mercado, além de viabilizar instalações mais seguras e compactas.

. NXAIR - Cubículos de média tensão isolados a ar: Fornecem uma plataforma segura para a distribuição de energia elétrica na usina. Devido ao seu formato compacto, uso de mecanismos simples e confiáveis e componentes livres de manutenção, o NXAIR representa a máxima segurança operacional, com alta confiabilidade e facilidade de operação, superando os próprios requisitos das normas IEC.

.[ Fenasucro - XIX Feira Internacional da Indústria Sucroalcooleira, de 30 de agosto a 02 de setembro de 2011, das 13h às 20h, no Centro de Eventos Zanini, Sertãozinho, SP .Stand Siemens: Rua B, n° 138].

Grupo Siemens no Brasil - A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente a maior empresa do setor eletroeletrônico do país, com suas atividades agrupadas em três setores: Industry, Energy e Healthcare, enquanto a Siemens IT Solutions and Services tem atividades nos três campos. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil, como no fornecimento dos geradores para a Usina Hidroelétrica de Itaipu. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no país e por mais de 25% das telecomunicações. No Brasil, o Grupo Siemens conta com cerca de nove mil colaboradores, seis centros de pesquisa e desenvolvimento e onze unidades fabris.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira